Eugênio Bucci, em sua crítica ao filme Cidade de Deus (Jornal do Brasil-04/09), pega como mote o comentário do personagem Buscapé – “se o tráfico de drogas não fosse crime, o bandido Zé Pequeno seria o homem de visão do ano” – para com ele concluir que todo executivo, que todo empresário, enfim, que todo empreendimento capitalista é killer, é do mal. Ora, aquela afirmação corresponde a esta: se expressar preconceitos não fosse uma miopia mental, certos colunistas ganhariam o Prêmio Esso de jornalismo. E, no entanto, o fato de ele ser sim um colunista equivocado não atenta contra a profissão do jornalista em si mesma. Afinal, a maldade evidente do personagem Zé Pequeno nasce de sua motivação interior, ela já existia antes de que ele se tornasse um “negociante de drogas”. Querer excluir todo mercado, todo executivo, todo empresário da face da Terra, a partir desse raciocínio, seria o mesmo que banir todas as facas de todas as cozinhas apenas porque é possível cortar gargantas com elas. Capital é ferramenta.

Por que será que o Sr. Eugênio Bucci não consegue perceber que o Zé Pequeno seria milhões de vezes pior se governasse, não uma empresa, mas um país? Uma empresa deve obedecer às regras de convivência ditadas pelo Estado, mas a quem obedecerá um governo sanguinário? Ao papel da tão ignorada Constituição? O mal brota na mente dos indivíduos, em geral quando semeado por pessoas tais como certos jornalistas sem visão. Não é adquirido de “coisas”, mas de pessoas que babam alguma forma de ódio, inveja ou rancor.

E o tal colunista encerra seu texto com a seguinte pérola: “Que filme magnífico. Que vida escrota”. Eu só poderia acrescentar: Que filme magnífico. Mas que crítica escrota. Crítica escrota sim, e não “o crítico”, porque acredito que até mesmo esse senhor verá, um dia, que a feiura de certas vidas vem simplesmente da cegueira geral para com a beleza da Vida do Espírito.

Oportunamente postarei minha própria opinião sobre o excelente filme “Cidade de Deus“.

[Ouvindo: Crystal Method & Chemical Brothers Megamix – techno]