O Pedro Novaes acaba de me enviar o artigo de João Ubaldo Ribeiro “Fé no Brasil num boteco do Leblon“. Leia e verifique sua própria capacidade intelectiva.

Quanto a mim, após a leitura, respondi o seguinte ao meu estimado amigo:

Pedro
Como artista e egocêntrico que sou, vou me investir daquilo que nosso amigo Olavo de Carvalho [o Pedro tem ojeriza pelo Olavo, que eu admiro, daí a ironia] disse a meu respeito há quase um ano atrás ( “O Yuri escreve melhor e é mais inteligente do que todos os ubaldos e veríssimos de plantão”) para poder explicar o que é que esse ubaldo aí está fazendo. É o seguinte: se esses deputados, ministros e o Lula fossem militares, ele, Ubaldo, se indignaria até a medula. Como são “progressistas”, isto é, “o que há de melhor” (supostamente), então, conclui, não há o que fazer, o brasileiro é intrinsecamente desonesto mesmo e assim seguirá sendo enquanto brasileiro for. Enfim, tudo bobagem de quem não quer aceitar o óbvio: o ser humano, não importa onde tenha nascido, está entregue às tentações, mas pode sim vencê-las. Esse ubaldo aí está apenas tirando o corpo fora, como se não fosse também ele responsável por ludibriar meio mundo, ao afirmar, nos jornais, por anos a fio, que há uma linha política imune às tentações. Quem acreditou, burro é. Aliás, seria um princípio de inteligência aceitar tal fato. Mas como ele não é tão inteligente quanto eu, que admito ser burro (um “intelectual de merda”) e alvo de tentações…
Abração
Yuri

Tô certo ou tô errado? Pô, o João Ubaldo queria era que o PT fizesse o que tinha prometido, isto é, coisas até piores do que estão fazendo, do tipo Chaves ou Fidel. Henry Miller tinha razão: a criação literária não tem nada a ver com o pensamento…