- O Garganta de Fogo - http://blog.karaloka.net -

Olavo de Carvalho é genial, ponto

Olavo de Carvalho

Graças à gentileza de sua filha Maria Inês e à do próprio Olavo de Carvalho [1], pude assistir, há cinco anos, a duas e apenas duas de suas aulas para logo concluir: esse cara é o professor que, sem sucesso, busquei anos a fio por todos os cursos universitários em que estive matriculado. Sim. Na universidade, há sempre pós-graduados, mestres e doutores em algo, mas nunca Mestres de fato. E a vida do Olavo de Carvalho se encaixa perfeitamente no conceito de genialidade de Oswald Spengler — “a força fecundante do varão que ilumina toda uma época” — e no de guru dos indianos, onde “gu” é trevas e “ru”, o que dissipa. Olavo é um dissipador de trevas e isto ficou patente após ler oito de seus livros: “O Jardim das Aflições”, “O Imbecil Coletivo: Atualidades Inculturais Brasileiras”, “A Nova Era e a Revolução Cultural”, “Fronteiras da Tradição”, “Aristóteles em nova perspectiva”, “Os gêneros literários”, “Astrologia e religião” e “Símbolos e Mitos no Filme ‘O Silêncio dos Inocentes'”. (Conheça todos os livros [2].) Aliás, fiquei muito espantado quando descobri que ele assina boa parte dos melhores artigos publicados pela revista Planeta dos anos 1970, cuja coleção meu pai ainda mantém. Sem esquecer, é claro, sua tradução do livro “Tabu”, de Alan Watts, que marcou minha primeira juventude.

Por essas e outras, não posso deixar de rir ao me lembrar que, em 2000, na festa de aniversário de 70 anos da escritora Hilda Hilst, um casal de jornalistas da Agência Estado — amigos de um amigo próximo — ficou tentando me convencer de que Olavo é um representante do “mal absoluto”!  (Foi a expressão maniqueísta que eles usaram.) Eu olhava para os dois sem acreditar que alguém pudesse conceber tamanha bobagem, e o pior: sem nunca sequer terem lido um livro dele. E, por fim, vaticinaram: “Esse Olavo é um idiota que irá estragar todo o benefício que o PT prepara para o Brasil”. Ah, pensei, agora entendi tudo. Todos sabemos — e o Olavo já sabia desde meados dos anos 1990 — que benefício era esse.

(A propósito: Olavo é touro com ascendente em aquário, a mesma combinação astrológica da Hilda Hilst, escritora com quem mantive as conversas mais viajantes da minha vida.)

Posts relacionados

Comments Disabled (Open | Close)

Comments Disabled To "Olavo de Carvalho é genial, ponto"

#1 Comment By Rozenilda On 01/09/2005 @ 2:25 pm

Cara!!!! como vc pode gostar de ler o Olavo!!!
Eu sei que as leituras dele foram muito importante para sua formação, aliás, isso faz parte da construção de nossa identidade…mas, daí a achar que ele é o máximo…sei não!!!!!

um abraço!!!

#2 Comment By yuri v. santos On 01/09/2005 @ 4:20 pm

Olá Rozenilda
Obrigado por seu comentário.
Eu entendo sua posição, aliás, boa parte dos meus amigos não engole o respeito e a admiração (que não tem nada a ver com adoração ou frescura de fã) que tenho pelo Olavo de Carvalho. A questão é que meus amigos, além de terem passado pela lavagem cerebral esquerdista das universidades, nunca leram um livro sequer do cara. Julgam-no pelos artigos políticos, sem conseguir alcançar a origem e os porquês de seu pensamento. Eu li oito livros dele e, devo dizer, a política, na maioria deles, é apenas mais um assunto coadjuvante. Na verdade, o posicionamento político dele fica muito claro — e distante de qualquer “autoritarismo” ou besteiras semelhantes que queiram lhe atribuir — após percebermos qual é sua “visão de mundo”. Se o Brasil não estivesse à beira do precipício político, Olavo não estaria botando a boca no trombone. E acredite: estamos à beira de um precipício.
Abraço
Yuri

#3 Comment By Denny Marquesani On 02/09/2005 @ 5:38 pm

Olá Yuri! Eu li quase tudo o que Olavo de Carvalho escreveu! Eu o tenho nas contas de um verdadeiro gênio. Venho lenta e progressivamente, nas horas vagas, reunindo todo o material que ele produziu, mas não está fácil, principalmente o material mais antigo, que nem ele mesmo tem cópias. Por isso ao ler aqui que você tem todos os artigos nas “Planetas” do seu pai… Será que você poderia me ajudar de alguma forma?

Para que você tenha uma idéia do que estou fazendo^, dê uma olhada por aqui:

[3]

[4]

[2]

[5]

[6]

Muito obrigado e um grande abraço
khalepà tà kalá
Denny