blog do escritor yuri vieira e convidados...

Artistas: os únicos que trabalham?!

A Hannah Arendt sempre aparece com um “detalhe” conceitual para mudar nossa ótica das coisas. Hoje descobri que os únicos humanos que ainda trabalham, segundo ela, são os artistas, o que deve chocar muita gente. (Vide A Condição Humana.) Os demais ou estão na atividade do labor (a maioria, incluindo os profissionais liberais) ou da ação. Bem, o labor seria a atividade humana condicionada pela necessidade, tendo, portanto, como finalidade única a manutenção da nossa vida biológica. O trabalho seria a atividade que cria o mundo “artificial” em que vivemos, ou seja, a atividade propriamente humana. Já a ação seria a atividade mediada pelo discurso, aquela que ocorre entre humanos sem mediações de ordem material. Para Arendt, depois que a esfera social engoliu a esfera privada e a pública, o consumo – característica própria do nosso corpo, cujo metabolismo é um perene consumo de recursos – o consumo tornou-se regra e, hoje, consumimos bens e serviços tal como um corpo absorve e metaboliza água e comida. Daí a maior parte das atividades humanas estarem representadas pelo labor. Já a arte é, digamos, um luxo, não é necessária à manutenção da vida material. Segundo essa lógica creio que se poderia afirmar que arte não é profissão e que quem tem por ofício “produzir” arte não tem nada de artista. Rilke certamente concordaria com ela. (Bom, poderia entrar em outros aspectos, mas estou viajando e esqueci o livro em casa…)

Anteriores

Karlheinz Stockhausen

Próximo

A internet estimula a humildade

1 Comment

  1. Guri, vim te fazer um convite!

    Sou editor de um site literário chamado Simplicíssimo e o seu blog, e também o audio blog são pérolas cor de vinho diluído em querosene! Coisa rara!

    Gostaria de te convidar para publicar seus textos por lá. A periodicidade da Nau é semanal, sempre às quartas-feiras. Se tiveres interesse em conhecer a Querência, passa no http://simplicissimo.com.br e se te apetecer, entra em contato através do e-mail.

    Abraço.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén