O Garganta de Fogo

blog do escritor yuri vieira e convidados…

Sawamu, o demolidor

Sawamu, o demolidorOutro dia, encontrei a música de abertura do animê Sawamu, o demolidor, que passou no início dos anos 80 aqui no Brasil. Quem morou em São Paulo nesta época, ou em alguma outra cidade que transmitia a TV Record, certamente se lembrará. Tratava-se da história do karateca Sawamu que, após ser surrado por um lutador de boxe tailandês, decide aprender essa nova modalidade. Eu curtia muito o desenho, tanto quanto um outro que marcou toda uma geração: A Princesa e o Cavaleiro.

(Veja a letra abaixo.)

Quem se julgar da natureza o rei
O dono e senhor das tempestades
Joga sem muita certeza
Contra deuses e demônios…
ahh…ahh.. ahh…

Ele se julgava o demolidor
Ele se julgava o demolidor
Oooh ohh

Mas não sabia que seu mundo era pequeno…
E os insetos que vagam pelos charcos
Têm poucas chances de alcançar o oceano…

Ele se julgava o demolidor
Ele se julgava o demolidor
Oooh ohh…

Eu nunca entendi por que os insetos querem “alcançar o oceano” – suicídio? viagem dos hippies contratados para gravar o jingle? – mas a mensagem aos egos que se julgam demolidores é muito válida, principalmente para nossos políticos…

Anteriores

A foto roubada

Próximo

Voto nulo

5 Comments

  1. Yuri,

    poutz, agora que escutei depois de muitos anos fico pensando se essa música, em especial a melodia, não poderia ser tocada em rodas de amigo na praia, durante o pôr-do-sol, com casaisinhos romanticos e fogueira, com a mesma letra seria hilário….

    abs, chun

  2. sendo o japão um país com um lado ultra nacionalista e fechado, e outro totalmente aberto a novas experiências q beira a sintomas de esquizofrenia, acho que o desenho incorpora bem o espírito nipônico que é o de se apropriar daquilo que é melhor, msm q não seja japonês…eles tem um compromisso com o aperfeiçoamento que admiro. Agora um desenho que me traumatizou até hj é o pinocchio, versão mangá, nunca vi um desenho tão deprê em toda minha vida e gostaria de surrar o produtor, desenhista, etc…O pinocchio versão filme com o Roberto Benigni parece outra história…

  3. Ton.

    Nossa… eu tinha 6 anos quando voltava do jardim da infancia e assistia esse desenho, nenhum amigo meu se lembrava mais desse desenho, visitando esse link voltei a minha infancia, rs… ah tempinho bom!

  4. Sergio

    Esse desenho era muito legal.. realmente uma volta a infãnica :)…

    Queria ver se conseguia encontrar ainda algum episódio… Mas acho beeem difícil…

  5. reinaldo

    Esse desenho é encontrado em clubes de colecionadores que vendem dvds pela internet.Eu adquiri um dvd desses recentemente.O único problema é que o áudio é original, em japonês!Parece que a dublagem brasileira perdeu-se em alguns desses incêndios da Record.Mas o mais importante é reviver a magia da infância, e ver Sawamu desferindo seus golpes na tela da tv é legal pra caramba!

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén