blog do escritor yuri vieira e convidados...

O monstro é humano*

[ *Ontem, revi na TV um dos melhores filmes que vi no ano passado. Este texto foi publicado originalmente em Fiume. ]

No início de A Queda, Traudl Junge diz: “Sinto que deveria estar brava com aquela jovem ou que não deveria perdoá-la por não se dar conta dos horrores do monstro, por não se dar conta de onde estava se metendo. A curiosidade me dominou. Eu simplesmente não pensei que o destino me levaria a um lugar onde eu não queria estar. Mesmo assim, é muito difícil me perdoar por ter feito aquilo.” É um depoimento sincero. Quem o faz é a idosa sobre a jovem – ela própria – que aos 22 anos se tornou a secretária pessoal de Adolf Hitler, em 1944.

O depoimento introduz o filme em si – e é também seu desfecho: “Ser jovem não era desculpa”. A partir da história de Traudl – que seguiu com a vida, morrendo em 2002 –, A Queda recria o desfecho da potência alemã. Mostra Hitler em seus últimos momentos, recluso no bunker sob a Chancelaria Alemã, enquanto o exército russo vai conquistando Berlim.

O interessante é como Hitler é mostrado. O filme dá-lhe uma dimensão humana. Ele é amável com a secretária, com suas assistentes, beija sua pastora alemã. Mas está enlouquecido com a derrota iminente. Despeja ordens aos berros, mostra seu ódio contra os judeus, manda executar o oficial de ligação com o ministro do Interior, porque este está tentando negociar uma rendição – o oficial é cunhado de sua mulher, Eva Brown. Recusa-se sempre a deixar Berlim. O ator que o interpreta, Bruno Ganz, é espetacular. Faz um Hitler banal, bem longe do estereótipo demoníaco.

A cada notícia sobre o avanço russo, um desespero frio toma conta do bunker. Eva conclama todos a dançar, muitos oficiais estão bêbados, outros discutem formas de suicídio. A cena que recria o destino dos seis filhos do ministro da Propaganda, Josef Goebbels, é impressionante.

Fora do bunker, o bombardeio russo é incessante e as milícias da SS executam supostos desertores e cidadãos fugitivos. Berlim está em ruínas.

Imagino uma guerra como o mais real dos pesadelos. A Queda, que ganhou o subtítulo As Últimas Horas de Hitler, mostra o Führer vivendo, enfim, o seu. É um filme genial.

Anteriores

90min de entrevista com Jorge Luis Borges

Próximo

Para ecochatos e fundamentalistas do mercado

1 Comment

  1. Que louco, Rodrigo, eu também assisti ao filme ontem e estava justamente abrindo o site para falar a respeito.

    Li há uns dois ou três anos a autobiografia do arquiteto oficial do Hitler, Albert Speer – Por dentro do Terceiro Reich – e tenho certeza: o roteirista também bebeu muito nessa fonte. Aliás, quem quiser se aprofundar nessa atmosfera de delírio ascendente e desfecho patético, este livro é um prato cheio. Qualquer dia falarei mais sobre o filme e o livro. (Na verdade, acho que neste blog e no meu site já há alguns comentários sobre ambos.)
    Abração!

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén