blog do escritor yuri vieira e convidados...

A revolução bolivariana vem aí

Só se tornou possível um Hugo Chaves na Venezuela porque a classe média local tornou-se uma coisica de nada diante da grande massa pobre. Sim, esta última – menos informada, menos esclarecida, com menos estudo – é a massa de manobra ideal na mão dum populista proto-ditador que não faz outra coisa senão desejar ser o Fidel Castro deste novo século. Tendo por tantos anos uma classe média numerosa, o Brasil parecia distante dessa situação típica de país cucaracha. (Bem, os filhos da classe média metidos a intelectuais revolucionários são um capítulo à parte.) Mas segundo um estudo da UNICAMP, entre 1980 e 2000, 10 milhões de pessoas foram rebaixadas do estado remediado para o de pobreza pura e simples. Foi a primeira vez, desde 1872, que a classe média brasileira diminuiu – e intensamente.

Com a corrupção grassando, os mensaleiros sendo absolvidos, um Duda Mendonça com habeas corpus, os impostos estacionados no mesmo patamar, o Lula no topo das pesquisas, o MST destruindo impunemente projetos de pesquisa agrícola, a escola de samba do Chavez vencendo… alguém ainda duvida das intenções dessa gente da bandeira vermelha?

[Há um texto muito bom do Ivan Martins (Isto É – Dinheiro) sobre o tema: Vai acabar a classe média?]

Anteriores

A geladeira*

Próximo

9/11 na National Geographic

3 Comments

  1. pedro novaes

    Curiosamente o estudo foi conduzido por um petista, o ex-secretário da gestão Marta em SP, Márcio Pochmann. O Leo, do De Gustibus, que de esquerdista não tem nada, fez severas críticas a este trabalho. Está no dia 8 de março (o blog não tem permalinks), sob o título “Não li e não gostei”.

  2. Que louco, hem. Qual será a “intenção” do Pochmann? Não sou tão economista assim pra entender. Mas posso dizer, segundo posso verificar entre toda minha família e meus parentes, que ninguém mais tem o mesmo poder de compra de 20 anos atrás. Agora o tal estudo diz também que não só aumentou o número de pobres, mas também o de ricos. Ou seja, pelo jeito eles querem mostrar que a conexão entre ambos extremos – a “classe média” – está se dissolvendo e que a “luta de classes” vem aí. Será? Na Venezuela já chegou. A democracia já está na mão da maioria estatista. (Meu lado paranóico é foda mesmo. Quem mandou meu pai me dar o nome do Doutor Jivago?)
    {}’s

  3. Vinicius

    E na faculdade os professores insistem na “doutrinação” do Welfare State como a única saída viável para o progresso humano.

    Meu DEUS!!! – perdoe-os – eles não sabem o que dizem…

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén