blog do escritor yuri vieira e convidados...

Overmundo

Vocês já conheceram o Overmundo?
Para quem não sabe, trata-se de um projeto idealizado pelo antropólogo Hermano Vianna e seus parceiros, com o objetivo de se tornar um canal de divulgação da produção cultural no Brasil e sobretudo de descentralizar as referências culturais do país, concentradas no eixo Rio-São Paulo.
O site é um coletivo virtual, onde qualquer um pode se registrar e publicar conteúdo que é submetido à apreciação e votação de toda a comunidade, ganhando destaque nas páginas principais. É uma proposta muito bacana e sobre a qual todo o mundo está falando.

Anteriores

Disneylândia em Brasília?

Próximo

Eu e o sem-fim

7 Comments

  1. Vinicius

    Mais uma medida governamental para controlar o que é escrito e pensando neste país. Vide os patrocinadores do site e da idéia.

    A mim eles não enganam.

    “O preço da liberdade é a eterna vigilância”.

  2. Gostei muito, Pedro! O Instrumental #3 do pessoal de Curitiba, o Universo em Verso Livre, é muito bom! Deu uma saudade boa de casa!
    Quanto ao seu comentário, meu caro Vinícius, soou-me um tanto infantil, uma vez que até o nosso querido “Gargantas de Fogo” tem um mediador, o que garante a qualidade do que publicamos e lemos por aqui… Aliás, a linha Bakunin, Vinícius, anda mais demodé que a dos próprios selenitas tão amaldiçoados nesse nosso espaço!
    Grande abraço

  3. Vinicius

    Súdita e séquita Rosa Maria,

    Você tem razão quando diz “selenitas”. Só sendo selenita para confundir “patrocinador” com “mediador”.

    Literalmente as coisas estão todas fora de eixo, tudo, inclusive a consciência, foi para o espaço…

    😯

  4. Tenha dó, Vinícius. O site é uma tremenda iniciativa. Explique para nós como se processa este controle. Você parece muito novo pra toda essa paranóia direitista.

  5. Oi, Vinícius! Não sei onde você leu que sugeri serem os patrocinadores do site os mediadores! O Pedro está certo, você tá muito paranóico! E depois sou muito aberta às novidades, nada pior que o “não vi e não gostei”! Se você perder uns minutinhos e der uma conferida no website, vai ver que a mediação é muito democrática e aberta! O tipo de iniciativa que faz falta no Brasil…
    Um grande abraço pra você!

  6. Eu já tinha lido sobre esse Overmundo no Digestivo Cultural e ainda acho a abordagem deles a melhor:

    Digestivo nº 270>>> Overmanos e Overminas do Brasil, uni-vos!

    O anúncio, por e-mail, não teve esse estardalhaço todo. Era só um parágrafo, prometendo mundos e fundos. Na internet, quase todo mundo, que está começando, promete mundos e fundos. É normal. O “maior”, o “melhor”… Sem perceber, talvez, que, na nova mídia, não funciona o mesmo raciocínio (da velha). Vide a AOL no Brasil, empurrando literalmente CDs debaixo da porta das pessoas. Apesar de uma ou outra idéia boa (que nunca compensou a antipatia inicial), saiu de fininho do País. Mas o Overmundo – de que estamos falando– tem o apoio do MinC. Segundo um de seus “editoriais”, se é que podemos assim chamar, foi, inclusive, uma sugestão do MinC – com apoio, financeiro, da Petrobrás, via Lei Rouanet. É um site muito bem feito, como têm sido as iniciativas pós-Web 2.0 (como o Newsvine – embora não seja boa a comparação…). O fato é que o Overmundo pretende mapear as mais variadas manifestações culturais fora do chamado “eixo”. É o antimainstream por excelência – coisa que todo mundo é, mais ou menos, hoje em dia (mas não pode, nem deve, também, ser xiita). Outra novidade: além de colaboradores em praticamente todos os estados brasileiros, o Overmundo elege a importância das matérias cadastradas segundo a votação dos leitores. Entram na capa (ou na “home”) aquelas que merecem mais cliques da audiência. Muito democrático, mas tem um defeito: no primeiro dia, com todas as ferramentas funcionando, a matéria com mais destaque foi aquela sobre um “empresário” da indústria de cinema pornô da Amazônia… Livre escolha. Mas um pouco “over”, convenhamos. A inspiração – louvável – é wiki, a implementação, uma homenagem ao Digg e o lançamento, não adianta, é de grande mídia (com show aqui e acolá, por todo o Brasil). Se o Overmundo pode tudo, que seja apenas o melhor possível.

  7. Galera d’ O Garganta de Fogo, parabens pelo site! Esperamos voces la no overmundo. E o Vinicius, se quiser, pode dar inicio a uma discussao sobre o ponto de vista dele la no proprio Overmundo!! O site esta aberto para todos que querem falar de cultura!

    um abracao do

    ronaldo

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén