20/05/2006

Geraldinho, o contador de causos

yuri vieira, 4:22 am
Filed under: Cotidiano,Humor,Podcast e videos

Na cidade natal de minha mãe, Bela Vista de Goiás, havia um contador de “causos” chamado Geraldinho Nogueira (1918-1993). Para quem tem interesse em narrativa oral, o cara é um prato cheio. E muito engraçado. Eu o ouvi pela primeira vez em São Paulo, na casa de minha amiga Maria Clara. Quase morremos de rir, ficamos umas duas horas, como se diz, rachando o bico. Suas figuras de linguagem são impagáveis. (“Recursinho de minguar a toada”, por exemplo, é o nome que ele dá ao freio da bicicleta.) Bem, não sei se quem nunca teve um contato mínimo com a linguagem do interior consegue entender e ver graça nas histórias que ele conta. Guimarães Rosa certamente conseguiria. Aliás, quase me arrependi por levar um CD à Casa do Sol: Hilda Hilst, que o ouvia enquanto tomava vinho do Porto, teve um ataque de riso fulminante, engasgou e quase morre asfixiada na minha frente. Recuperou-se, mas manchou de vinho o livro que estava sobre a mesa. Quem já leu os contos e crônicas da Hilda sabe que ela tinha familiaridade com a linguagem caipira do interior. E Geraldinho é um ótimo narrador, cheio de recursos.

Enfim, eu ia fazer um podcast com alguns dos causos, mas encontrei os melhores já disponíveis no YouTube (alguns com imagens, outros apenas com áudio):

O Causo da Bicicleta (Com Lima Duarte)

O Causo do Marimbondo


O Causo do Peão Cagão

O Causo da Comadre que Negava

O Causo do Casalzinho Novo

O Causo do Osso

O Causo do Soldado

Para os demais, clique aqui.

Posts relacionados

Mais posts:

« « Evo Morales e seus cometas| Banheiro ou elevador? » »




55 Comments

  1. edivaldo escreveu:

    o so o geraldinho e o maximo eu nao tive a felicidade de assistir um se qauer programa dele mas tennho alguns causos dele no meu orkut e da hora ouvir ele dizer (massaroca;aranze;essas quissassas ; coro de folia ; e muitas por ai a i fora abraços

    Comentário de 13-11-2008 @ 5:07 pm

  2. junior marcos da silva escreveu:

    eu estou surpreso com este geraldim por isto queria saber como faço para conseguir gravar mais coisas e causos dele. ouvi pela primeira ves quase nao me aguentei de tanto rir quem puder me envie mais causos obrigado .

    Comentário de 15-12-2008 @ 9:04 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.




Add to Technorati Favorites



Blogarama - The Blog Directory








82 queries. 0.962 seconds. | Alguns direitos reservados.