blog do escritor yuri vieira e convidados...

O melhor software para roteiristas

Nos últimos anos, andei testando diversos programas para confecção de roteiros de cinema, textos literários e peças de teatro. Passei pelo Movie Magic Screenwriter, Final Draft, Hollywood Screenplay, New Novelist, StoryCraft, StoryView, Dramatica Pro e assim por diante. Alguns têm a função exclusiva de formatar o roteiro de modo profissional – Movie Magic Screenwriter, Final Draft (para mim, o melhor), Hollywood Screenplay – e os demais – New Novelist, StoryCraft, StoryView, Dramatica Pro -, de servir de orientação e guia na criação mesma de argumentos, enredos e personagens. Se você não é um matemático totalmente desprovido de espontaneidade, tentando ser um escritor, não mexa com estes últimos, principalmente com o Dramatica Pro, que é a coisa mais complexa que já vi na vida. Se Shakespeare fosse usar semelhante ferramenta teria escrito não mais que meia dúzia de peças, haja vista o tempo que consumiria perdido em meio às entranhas labirínticas do programa, com o qual – cá entre nós – é possível definir até mesmo o diâmetro do cu do protagonista e o comprimento do dedinho do pé do vilão.

Enfim, qualquer dia, se me der na gana, falarei de cada um deles. No momento, importa dizer que apenas esta semana encontrei o melhor de todos: Celtx. É um software tão fantástico que me dá preguiça falar dos outros. Além de ser o único gratuito – uhuuuu, freeware!!! – também está disponível em português e possui uma comunidade online para troca de roteiros e experiências. Mas o melhor mesmo é a facilidade de lidar com seus recursos. É possível, através de abas (viva as abaaas!), manter abertos, por exemplo, o livro que se está adaptando (se for o caso), o próprio roteiro, a descrição individual de cada personagem, de cada objeto de cena, dos figurinos, o perfil dos atores, e ainda arquivar, no mesmo projeto, fotos, mapas de locações, sons, planilha de orçamento e o escambau. Também é possível ir salvando o projeto online e, assim, compartilhá-lo com uma ou mais pessoas que poderão ir trabalhando nele ao mesmo tempo. E ainda tem uma agenda – tal como a do Movie Magic Scheduling – para planejar dia a dia tudo o que será feito na pré-produção, produção e pós, uma coisa incrível.

Bom, agora que você já sabe que o Celtx é o melhor software para se escrever um roteiro de cinema, só falta o talento. Se Deus to deu, bem, se não deu, amém. Amém não, vá brincar com o Dramatica Pro. Até um macaco conseguiria escrever uma novela com ele. Claro, se conseguisse sair dali de dentro…

Anteriores

CrediCastro

Próximo

Jornal

2 Comments

  1. Valeu pela dica, bro
    abração

  2. joão luiz de souza

    é como se eu tivesse um filme em minha mente, falta alguém pra tira-lo de lá, não consigo dar ação neste pensamento, coloca-lo no papel. Sabe aonde consigo mentes pra formar este roteiro.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén