blog do escritor yuri vieira e convidados...

Além do Cidadão Kane

Para quem ainda não assistiu, esse é o documentário britânico sobre as relações da TV Globo com a sociedade brasileira, com seus políticos e com a classe artística. Está proibido no Brasil desde 1993. Apesar de trazer um ou outro comentário boboca de viés esquerdista anti-capitalista – como se os problemas apresentados fossem inerentes ao capitalismo e não à promiscuidade entre poder público e poder financeiro -, a peça é bem interessante. É curioso ver, através da ótica dum estrangeiro, o quão bizarra é a nossa televisão.

Atenção para a declaração do Walter Clark, segundo o qual Roberto Marinho é um Citizen Kane sem Rosebud. (Isso me lembra os causos que ouvi do jornalista Washington Novaes e do cineasta Eduardo Escorel – nas duas ocasiões em que almoçamos juntos lá no FICA – sobre os bastidores da Globo nos anos 70 e 80, as confas entre Clark e Boni, etc. Qualquer dia voltarei ao tema.)


Anteriores

Ahmadinejad no 60 Minutes

Próximo

Frase de cinema — 18

1 Comment

  1. Vin

    E por falar em TV Globo, políticos e demais drogas lícitas, taí um blog que acabo de descobrir, o do Roberto Jefferson. Sim, o Bob Jefferson. Gostei!!

    http://blogdojefferson.com/index.aspx

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén