O World Trade Center foi destruído por fanáticos religiosos, mas esse atentado terrorista jamais será apagado de nossas memórias. No Second Life, por exemplo, há ao menos quatro réplicas virtuais das torres gêmeas. Estive em três delas e, na mais caprichada, cheguei a conversar com seu diretor/construtor, o inglês Jon Vang Padan, 40 anos de idade. Jon mora num subúrbio a 12 milhas do centro de Londres e decidiu criar seu memorial na área virtual de Solchan The JV Center – em homenagem a um amigo norte-americano, um bombeiro morto juntamente com dois irmãos na queda da última das torres. Seu memorial apresenta não apenas a reprodução em grande escala das torres, mas ainda diversas fotografias reais – feitas antes e após os ataques – e uma maquete. Pretende acrescentar vídeos e textos assim que lhe sobrar algum tempo.

Este sou eu aos pés do WTC virtual. Uma foto parecida com a que o Rodrigo Fiume, nascido num dia 11 de Setembro, fez sob as torres originais.

Na imagem abaixo, converso com Jon Vang, à esquerda. Note que, no Second Life, enquanto escrevemos no chat os avatares reproduzem o movimento de digitação.


Quando disse ao Jon que faria uma rápida interview, ele me disse: “Espero que não seja sobre escândalos sexuais. Já participei de vários aqui no SL…” “Não se preocupe, eu também”, respondi. “Nossos segredos estão guardados. Mas, por favor, não tire suas roupas enquanto faço as fotos: meu negócio é com mulheres…”

A homenagem de Jon aos bombeiros e policiais mortos…

Esta foto está exposta em outro monumento em homenagem aos mortos de 11/09. Não entendi bem qual a intenção, mas havia muitas borboletas voando por ali. Psiquê? As almas dos mortos? Não sei…

Ainda no mesmo lugar, uma réplica em tamanho reduzido das torres.

wtc11.jpg

wtc9.jpg

Neste local, as torres são representadas por efeitos luminosos.

wtc10.jpg

wtc13.jpg

Aliás, nesse mundo onírico do Second Life, é possível apreciar a réplica do WTC do alto duma casa na árvore…

wtc12.jpg