Esta fara os amigos que se descabelam contra Hugo Chavez delirarem. Neste seminario em que estou aqui na Tailandia, ha um camarada venezuelano, muito boa praca por sinal. Evidentemente, depois de algum protocolo, lancei-lhe a inevitavel pergunta: “Y que me dices de Chavez?”. Ao que ele respondeu: “Y que me dices de Lula?”.

Ele nao e chavista, mas ressaltou que, um pouco como no nosso caso, a oposicao venezuelana e tambem uma lastima, o que o levou a fechar sua explicacao com a afirmacao (que ja ouvi parecida em algum lugar) de que a melhor saida para a Venezuela “es el Aeropuerto de Caracas”.

Contou que teve um problema serio com uma ex-namorada, que era chavista e que, por acaso, acabou se tornando a fotografa oficial da presidencia. Ela lhe manda frequentemente fotos do grande timoneiro bolivariano beijando criancinhas ou segurando livros de Noam Chomsky, pois se sente no dever de converte-lo a religiao chavista.

Mais interessante e surreal que isso, entretanto, e a informacao sobre a perseguicao que sofrem as pessoas que assinaram a peticao nacional em prol do referendo popular que manteve Chavez no poder. Explique-se que nao se trata das pessoas que votaram “nao” no referendo, defendendo o final do mandato de Chavez (alias o referendo foi considerado limpo ate mesmo pelos EUA e o voto secreto mantem estas pessoas protegidas), mas das pessoas que colocaram sua assinatura para que se formasse uma lista com o minimo necessario de nomes exigido pela Constituicao Venezuelana para que o referendo devesse ser convocado. Meu amigo aqui, por exemplo, nao assinou por ser contra ou a favor de Chavez, mas por achar que seria a melhor solucao para a crise institucional de entao, mesmo que Chavez vencesse, como de fato aconteceu.

Ocorre que esta lista se tornou publica, vazada por um deputado chavista e, comedia das comedias latino-americanas, pode ser encontrada a venda em CDs em qualquer camelo das ruas de Caracas para quem quiser conhece-la e usa-la. E o fato e que muitos empregadores, por exemplo, preferem pessoas que nao tenham assinado a lista e que nao tenham , portanto, problemas com o governo.

Meu novo amigo quer criar uma associacao para fomentar a producao de documentarios. Ao procurar se informar sobre os requerimentos legais, disseram-lhe que seriam necessarias ao menos cinco pessoas para o registro, mas que seria recomendavel buscar cinco pessoas que nao tivessem assinado a lista, do contrario o pedido provavelmente nao seria deferido pelas autoridades…

So Gabriel Garcia-Marquez para dar conta deste continente.