blog do escritor yuri vieira e convidados...

Privatizar o Controle de Vôo

É lógico que isso não vai acontecer, mas seria uma excelente oportunidade para o Petismo dar um belo exemplo. Minha solução para o problema do controle de tráfego aéreo do país: privatizar o sistema. Há maneiras muito bonitas de fazer isso numa engenharia que assegure excelentes serviços (fazer melhor que o Estado certamente não será difícil), preços razoáveis a serem pagos pelos contribuintes e/ou usuários do transporte aéreo e sem que as empresas operadoras do sistemas tenham um monopólio poderoso demais.

Há diversos países em que estes sistemas são operados por concessionários privados com alta eficência. As principais distorções são evitadas, primeiro, regionalizando o controle (como já ocorre no país) e dando concessões a diferentes empresas para que seus serviços possam ser comparados. Em segundo lugar, quem ajudaria a garantir bons serviços seriam, mais que o Estado (não tenhamos ilusões sobre este ente), as empresas aéreas, interessadas em segurança e agilidade para garantir seu negócio e aumentar seus lucros.

Carlos Sardenberg
(dica do Gustibus) traça um panorama bastante detalhado da situação do controle de vôo no país, mostrando as raízes do caos atual.

Anteriores

Quarto bate-papo com Olavo de Carvalho – “lado A”

Próximo

O Homem do Biquinho e o(s) Velho(s) Barbudo(s)

4 Comments

  1. Claudio Azevedo

    Bem pensemos em mais uns 30% de sobretaxa de seguranca aerea quem sabe, ateh inviabilizar a aviacao
    Os impostos nas passagens sao 36% nos USA 11%

  2. Ei, Cláudio,
    Não entendi o seu comentário. Por favor, elabore um pouco mais. Vc está sugerindo que a privatização do controle de vôo aumentaria a carga tributária e os preços das passagens? Abraços. Pedro.

  3. Vin

    Pois é, depois de ler a monografia do chefe de investigação do CENIPA, sobre investigação e prevenção de acidentes e incidentes aéreos, acabo de crer, com mais convicção, que o controle de vôo no Brasil, dada a deficiência dos orgãos públicos, deve urgentemente ser privatizado. Os operadores de vôo agradecem. Vcs sabiam que a terra da jabuticaba possui a segunda maior frota de aerenoves mundial? Caralho. Esse país precisa de liberalismo já!

    Porque não abrem logo o Cockpit Voice Recorder (CVR), a “caixa-preta”, do governo federal? O povo precisa ver as vísceras desse acidente…

  4. PAULO

    Se privatizar o controle de voo havera o monopolio e o aumento de tarifas pois no Brasil a privatizacao so serviu para enriquecer empresarios e politicos inescrupolosos como ja visto. nao podemos comparar a privatizacao feita em outros paises porque aqui so tem corrupcao, se realmente acontecer em breve veremos mais uma vez o povo ser explorado com altas taxas.E se fizer somente a demilitarizaçao começera a farra com o dinheiro do contribuinte, altos salarios cabide de emprego como acontece em todo os orgaos neste PAIS DE DESAJUSTADO.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén