blog do escritor yuri vieira e convidados...

Quarto bate-papo com Olavo de Carvalho – “lado A”

Este é o “lado A” do meu quarto bate-papo via SkypeOut com o escritor Olavo de Carvalho. “Lado A” porque nossa conversa durou cerca de uma hora e meia, o que me obrigou a dividi-la em duas partes. Assim que a segunda parte estiver editada, será postada neste blog, no podcast, no Odeo, no Archive.org e no You Tube. (Ufa!)

Neste podcast, Olavo comenta a condenação de Saddan Hussein, fala sobre a pena de morte, sobre George W. Bush, religião, universidade, intelectualidade, filosofia, literatura, Bruno Tolentino, etc.

    Se o “vídeo” acima for muito pesado para sua conexão, clique no player abaixo (arquivo mp3 com a metade do tamanho):

    [audio:http://www.archive.org/download/Bate_papo_com_Olavo_de_Carvalho/olavo4ladoA_64kb.mp3]

Anteriores

Previsões intestinais

Próximo

Privatizar o Controle de Vôo

18 Comments

  1. Marcelo Roseira

    Prezado Yuri.

    Muito legal a sua iniciativa e do Olavo com esses podcasts. Estou acompanhando todos. Conheci o Olavo lendo seus artigos aos sábados no O Globo. Cancelei minha assinatura com a saída dele. Tenho lido tudo que ele publica. No momento, estou lendo o Imbecil Coletivo I. Já comprei o Jardim, mas só li o início. Baixei o A Nova Era e a Revolução Cultural, mas minha idéia é deixar para depois do Jardim. Pra dizer a verdade, o Olavo tem me atrapalhado um pouco. Estou tentando terminar minha dissertação de mestrado na FGV e seus textos, e agora, os podcasts tem me despertado interesse por outro tipo de literatura. A sensação que fica ao ler e ouvir o Olavo é muito parecida com a que tive quando descobri que precisava usar óculos: Eu era cego e não sabia.

    Você sabe como posso contatar o Olavo? Estou me sentindo um pouco órfão aqui no Rio de Janeiro. Acredito não estar sozinho. Queria saber dele se não seria possível discutirmos uma maneira de transmitir suas videowebconferências mensais aqui para o Rio também. Tenho algumas idéias. Meu e-mail é mroseira@yahoo.com.br

    Grande abraço. Transmita, por favor, os meus parabéns ao Olavo pela iniciativa e pela qualidade das discussões e dos tópicos abordados nos bate-papos.

    Att,

    Marcelo Roseira.

  2. Vin

    Yuri,

    No próximo bate-papo vc poderia abordar com o Olavo questões sobre a natureza e todo o processo esquerdopata que existe por trás disso. Islamismo e Governo Mundial também seria interessante.

    Até!

  3. felipe cohen

    caro Yuri
    parabéns, essa primeira parte está fantástica!!
    acho essa sua iniciativa extraordinária!
    abs
    felipe cohen

  4. Rodolfo

    A posição dele em relação à pena de morte me deixou um tanto confuso. Se hoje ele considera absolutamente errado ser contra ela em princípio, numa palestra intitulada Educação Liberal, proferida em 18/10/2001, transcrita por Fernando Antônio de Araújo Carneiro, ele disse:”me lembro de uma conferência brilhante que o filósofo espanhol Julian Marías fez no Brasil, na época em que a junta militar havia instituído a pena de morte. Durante a conferência lhe perguntaram se era a favor ou contra a pena de morte e ele disse: “sou contra por um simples motivo: não sei o que é a morte e não tenho o direito de condenar um sujeito a uma coisa que eu não sei o que é; sei o que é prisão, trabalhos forçados, mas morte, eu não sei o que é e esses senhores também não.” Então, na hora em que o indivíduo emite este julgamento, coloca-se não apenas acima da discussão pública, mas quase que infinitamente acima dela, porque a discussão pública é feita em termos de posições relativas, de posições que podem ter sua validade maior ou menor numa ou noutra situação. Mas, de repente, chega o filósofo e diz algo que independe de toda a discussão. No meio das relatividades, ele entra com o absoluto. O absoluto é este: não sei o que é morte e vocês também não sabem, e ponto final. Nenhum de nós morreu para contar como é. Isto é o senso da medida. Em certos momentos, portanto, a consciência pode se colocar infinitamente acima das questões públicas e encará-las desde uma medida supeiror que lhe permite um julgamento justo.”

    Se for possível esclarecer melhor com ele esse assunto em uma conversa futura, lhe agradeceria.

  5. Muito Bom, o Olavo é fantástico e foi uma excelente iniciativa!

  6. Thiago Santos de Moraes

    Muito boa sua iniciativa!

    A conversa está bem interessante (ele devia manerar um pouco no uso de palavrões).

    Destaco a análise sobre a relação entre religião e sociedade.

    Todavia, não concordo com várias das colocações de Olavo.

    Eu também sou favorável, em princípio, à pena de morte (não sou no caso concreto do Brasil atual), mas acho que Olavo simplificou demais a posição contrária, inclusive na relação dela com a Revelação.

    No que tange à guerra no Iraque, uma coisa é dizer que ela podia ser justificada moralmente pelos massacres cometidos por Sadan, outra, bem diferente, é dizer que os motivos exarados pela administração americana a justifica. Não justifica e estão doutrinariamente equivocados (como o de achar que a democracia é a única forma válida de governo).

  7. bruno costa

    Caros, vcs que são favoráveis à pena de morte deveriam refletir melhor sobre isso. Vcs sabem quantas pessoas inocentes (e me refiro apenas às comprovadamente inocentes) foram executadas só nos EUA? Informem-se melhor. E o Carvalho usa a Bíblia para justificar a pena de morte? Por que quase todo cristão é esquizofrênico? Quer dizer que uns são mais perdoáveis que outros? E toda aquela xaropada do amor ao próximo que o piolho Cristo pregava? Ah, mas eu ia me esquecendo, Cristo veio trazer a espada não é mesmo? Às vezes afaga, outras decepa a cabeça dos inimigos. Pena de morte? A pena de morte nunca diminuiu a criminalidade nem os homicídios, limpem a baba odiosa no canto da boca e vão estudar um pouco sobre a natureza humana, vivemos num mundo absolutamente frustrante, mas vamos sair por aí eletrocutando o primeiro homicida, pedófilo, traidor que aparecer na nossa frente? Além de inócuo, revela a parcela de assassino que há naquele que acredita nesse tipo de punição. Vcs são umas gracinhas mesmo! Vão se informar, estudar, bando de assassinos em potencial! Queria ver se vcs estivessem na posição de carrasco e tivessem dia após dia de amarrar um sujeito que vcs nem sabem direito quem é e o que fez numa cadeira e eletrocutá-lo, ou aplicar uma injeção letal, ou deixá-lo morrer numa câmara de gás. Aliás, qual dessas formas vcs preferem, vcs não disseram!!!

  8. Eu ia “comprar uma discussão” do Bruno, mas desisti, não tem mais grana no meu saco. É óbvio que ele, por essa colocação do Olavo, condenou à morte não apenas o restante do podcast como também todos os cristãos da face da Terra. Como se a pena de morte fosse invenção dos cristãos – e ela não tivesse existido antes de Cristo Nosso Senhor – e os regimes que mais a aplicam – principalmente contra os próprios cristãos – não fossem materialistas, marxistas e ateus. O número de inocentes condenados à morte nos EUA não deve nem de longe chegar aos 100 milhões de mortos dos regimes totalitários. Mas não vou discutir com o Bruno porque, em sua ira contra a suposta ira cristã, ele disparou uma dezena de perdigotos contra meus olhos e eu, que gosto de conversar olhando nos olhos do meu interlocutor, preciso parar para lavar o rosto…
    []’s

  9. bruno costa

    Não, Yuri, eu não condenei ninguém à morte. Acho contraditório que um cristão seja favorável à pena de morte, creio mesmo que a maioria deles não o é. Aliás, fiquei surpreso de saber que vc é favorável à pena de morte. No fundo, o que vc e o Olavo estão dizendo é: não importa quantos inocentes morram em função da pena de morte, pois o SALDO será positivo. Será mesmo? E sejamos francos, Yuri, não condenei todos os cristãos do planeta, mas tenho o direito de criticá-los com a mesma veemência que vc critica marxistas, ateus e materialistas (logo eu, um agnóstico miserável, panteísta enrustido, que nunca verá [ou compreenderá]a Luz!). Por que não? Não acredito na Revelação, nem em Cristo nem em Deus nem no catolicismo nem em 80% do que está na Bíblia. Vc vai deixar de ser meu amigo por causa disto? Eu não o ataquei, ataquei o cristianismo e a hipocrisia daqueles (entre os quais não o incluo, porque não acredito que vc seja mesmo favorável à pena capital) que enaltecem os Evangelhos mas na prática não seguem nenhuma linhazinha sequer deles. O que talvez vc e a maioria, mas não todos, dos cristãos não admitem: a Bíblia é um amálgama de contradições. O Corão também. Certo, os homens que escreveram esses livros sagrados não souberam interpretar a mensagem de Deus. E não é justamente esse o problema? Deviam pensar melhor sobre isso em vez de se arrogarem o privilégio de saber o que Deus fez, disse, quis. Não acho que o Saddan merece a forca, apesar de seus crimes hediondos contra seu próprio povo e a humanidade. A pena de morte fomenta o ódio e é incompatível com a paz duradoura. Sejamos racionais, vc sabe que a pena de morte não resolve o problema, então, não é apenas o ódio, a vingança e a desforra que a justificam? Não cuspi no rosto de ninguém, Yuri, vc diz que não vai discutir. Eu respeito. Significa que vc não vai argumentar? Nem dizer por que vc é à favor da pena de morte? Ou por que ela é viável, racional, desejável? Vc acredita mesmo que a eliminação física dos párias, dos criminosos, dos ditadores resolve alguma coisa? Espero que vc me perdoe pelas blasfêmias, pelas invectivas que lancei contra a sua religião e o seu Deus. Mas não foi para lhe atacar não. Espero poder discutir isso com vc, olhos nos olhos, sim, e sobre coisas mais amenas também, que ninguém é de ferro. Em janeiro, vou dar um pulo em gyn, e poderemos conversar com calma. abração, e não fique chateado comigo! Lembrei-me que vc, num dos e-mails dirigido à comunidade laríngea dizia que não iria aceitar blasfêmias. Confesso que me excedi ao comparar Cristo com um ectoparasita, foi uma referência a um texto do Artaud (concebido para uma transmissão radiofônica), Para acabar com o julgamento de Deus. Enfim, estendo minha mão, lhe peço desculpas pela blasfêmia, e estou aberto a uma discussão sobre a pena de morte, da qual discordo. []s

  10. Já te respondo, Bruno. Talvez num post sobre o tema. Mas não pense que fiquei grilado com seu comentário, de modo algum. Pergunte ao Paulo, que é testemunha: nem a reeleição do Lula me atingiu! hehe.
    []’s

  11. fiume

    Apenas um informe: Olavo deixou de ser colaborador da Zero Hora, de Porto Alegre. Abs. R.

  12. Rogério Amaral Silva

    Sempre escuto, com gosto,as entrevistas do Olavo de Carvalho. Mas, ele pisou feio na bola quando disse que os EUA é o maior exemplo de sociedade Cristã. Nada se compara à Idade Média Cristã, que foi o esplendor da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  13. ana

    bom apesar de ter 15 anos e não ter ainda observado o video,eu li os comentarios e formei o meu senso..
    eu acho que o bruno foi bem em formular seu comentário menos aquele papo todo de religião até porque eu sou cristã e o nome de Deus não se abrevia e nem deeria estar em comentários relacionados mais a nossa sociedade e problemas…
    a pena de morte e um fato que nessecita de umprofundo estudo,pois nenhum ser humano tem o direito de tiara a vida de alguém seja por qualquer motivo….e relembrando ,que se a pena de morte fosse mesmo tão eficiênte,não haveria tantos crimes…..

    e eu gostaria de que alguém me desse uma resposta: exsite um lado positivo da pena de morte ??
    bye =)

  14. Caro Yuri,

    Esse Sr. Olavo de carvalho eh uma das figuras mais comicas que ja conheci! Navega com profunda maestria entre o obvio ululante e o absurdo completo em suas entrevistas.
    Por mais horroroso que esse governo do PT possa ser, nao eh possivel que alguem com um minimo de inteligencia acredite ser ele o unico responsavel por essa “baderna” em que o Brasil se encontra. O Sr. Olavo eh tendencioso, arrogante, superficial e mentiroso! Vem com dados que Deus sabe de onde os tira! Diz que nos Eua, 50% da populacao presta servicos comunitarios!Quando e onde? Morei nos EUA por 3 anos e nao conheci NINGUEM que o fizesse! Muita cara de pau!
    Fala em genocidio dos regimes totalitarios e esquece de contabilizar os milhares de civis mortos por americanos em suas “bravatas” internacionais! Chama Mao Tse Tung de pedofilo mas defende com veemencia o catolicismo, que nada mais eh do que o maior reduto de pedofilos do planeta!
    Diz que a USP eh um orgao que prega o satanismo!
    Finalmente conheci alguem mais Imbecil do que o Hugo chaves! Pior, eh que o sujeito despeja essa verborreia com a maior eloquencia! Divertidissimo!

  15. Caro Alan
    Vejo que deve ser a primeira vez que vc toma contato com o Olavo de Carvalho e, exatamente por isso, incorre nas observações mais estranhas ou, na minha opinião, cômicas. Em primeiro lugar, apenas alguém que nunca leu sequer um livro dele – ou mesmo uma meia dúzia de seus artigos – afirmaria que ele culpa somente o PT pelas misérias nacionais. O PT, na ótica dele, é um mero sintoma e não a causa da, digamos, doença. (Leia o artigo “A mentalidade revolucionária” e perceba o erro.)

    Com relação aos dados, documentos, provas e referências nos quais ele se baseia para dizer o que diz, basta pesquisá-los no site dele e, entre outros, no Mídia Sem Máscara. A profusão de livros, documentos, vídeos e demais provas, que vc tanto gostaria de conhecer, estão lá, basta não ter preguiça de buscá-los. Aqui, vc está criticando um bate-papo informal e não um julgamento formal. O Olavo é uma das pessoas mais honestas que já conheci e jamais diria algo, numa reunião formal, tirado assim das nuvens. Sem falar que, quando erra, assume seus erros. Acompanhe seus artigos e vc verá isso.

    Quanto à comparação entre as mortes ocasionadas pelos regimes totalitários e pelas tropas norte-americanas, não tem ela razão de ser. É muito diferente o assassinato da população de um país ordenada por seu próprio governo, que não fosse o governo de um Estado totalitário deveria era protegê-la, e a morte episódica de civis num país inimigo em guerra. Apenas uma percepção moral deformada consideraria tais fatos equivalentes. É tão equivocado quanto comparar o muro de Berlim ao muro na fronteira com o México. Um servia para manter a sociedade encarcerada no lado comunista, o outro é para proteger a população norte-americana daqueles que estão desesperados por não encontrar a prosperidade em sua própria terra. Este último tem o mesmo valor dos muros de uma residência: ainda que a solidariedade seja um valor a ser observado, ninguém é obrigado a deixar com que outros tomem de sua casa aquilo que tanto trabalhou para obter.

    Quanto à pedofilia na igreja católica, veja o que o Olavo já escreveu a respeito. Meu pai foi seminarista nos anos 1940, no Rio de Janeiro, e se lembra de ver colegas sendo expulsos quando da descoberta de suas tendências homossexuais. A vida num monastério visa afastar o religioso das tentações da vida diária, mas como isso seria possível para um homossexual? Para ele, um mosteiro é mais um harém que uma vida de ascetismo. Seria o mesmo que me colocarem num convento de freiras com a idéia de me tornarem padre. Impossível. Aliás, foi nos anos 1960, após os protestos da comunidade gay, que supostamente não queria ser excluída da vida eclesiástica, que a Igreja passou a aceitá-los. Perceba que mais de 80% dos casos de pedofilia são relacionados com meninos e não com meninas. Logo, a culpa não é da Igreja senão num aspecto: ter alterado suas regras ao se deixar dominar pelo espírito de uma época.

    Qto ao “satanismo da USP”, não me lembro exatamente em que contexto ele afirmou isso, mas posso imaginar muito bem o que ele quis dizer. Nas ciências humanas, hoje, não basta seguir um caminho objetivo, imparcial, não tendencioso ou até mesmo indiferente: é preciso ser anti-cristão, é necessário condenar a fé como sendo pura superstição e mistificação. O Olavo não é nenhum tolo para achar que os caras desenham pentagramas no chão e acendem velas pro capeta. Mas o satanismo de que ele fala não é senão a militância anticrística.

    Qto a morar nos EUA e conhecer o caráter compassivo dos norte-americanos, nada posso dizer. Talvez vc tenha morado em NY, em algum local descolado, sei lá, num downtown, e não num subúrbio cheio de famílias ainda imersas em suas fortes tradições culturais, que é o caso do Olavo.

    Em todo caso, agradeço por seu comentário e espero ter sido de alguma ajuda.
    Abraço
    Yuri

  16. filipe

    yuri,

    talvez eu fuja um pouco ao assunto QUARTO BATE PAPO COM O OLAVO DE CARVALHO, mas vamos la.

    vc, tentando justificar os argumentos do olavo diante das criticas do alan, comenta q as mortes resultantes de governos totalitarios sao incomparaveis com aquelas resultantes das açoes das tropas americanas.

    “É muito diferente o assassinato da população de um país ordenada por seu próprio governo…e a morte episódica de civis num país inimigo em guerra.”

    concordo contigo em parte. mas, por favor, nao vamo esquecer q as justificativas para as açoes armadas dos eua sao tao ridiculas quanto aquelas dos governos totalitarios pra matar seu proprio povo. isto é, falar em guerra nao torna o exterminio menos grave pq o q move o governo americano nas suas empreitadas armadas é pura conversa fiada. eles criam uma motivo do nada, convencem todo mundo, invadem, atacam, exterminam, ganham territorio e a gente considera isso guerra???????? e ce ainda fala em morte episodica???? bixo, os eua inventam guerras a cada 5 anos.

    sem falar q uma boa parte dos governos totalitarios do ocidente e alguns do oriente médio sempre foram financiados pelos eua.

    ce cita ainda o muro da fronteira mexico-eua.
    o motivo politico deste é, de fato, bem diferente daquele de berlim. “…ninguém é obrigado a deixar com que outros tomem de sua casa aquilo que tanto trabalhou para obter.” esse teu raciocinio é a desculpa sem vergonha q o senado americano da pra aprovar verbas em pro da matança q os ianques fazem com os mexicanos. ja matou-se mais por la do q na alemanha em todo aquele tempo de guerra fria. a gente precisa reavaliar esse tipo de coisa.

    por fim, se os padres sao gays ou hetero ou travestis e comem meninos ou meninas, do q importa??? sao pedofilos e ponto. a semelhança do mao (eu nem sabia q o mao era pedofilo). e, pela logica, os padres so podem comer meninos, ja q as meninas vivem com as freiras, ora. isso nao diz respeito ao homossexualismo. onde tiver um buraco, eles matam (ou metem) a vontade. pouco interessa se sao 80% meninos ou meninas.

    tb nao vale afirmar: “Logo, a culpa não é da Igreja senão num aspecto: ter alterado suas regras ao se deixar dominar pelo espírito de uma época.” livros diversos, como do jose lins do rego, ja retratavam muito bem esse universo de pedofilia, antes mesmo da igreja ter aceitado bixas na vida eclesiastica.

    ce é homofobico rapaz? voti…

    forte abraço e tudo de bom

  17. Yuri R. Sena

    Caro Yuri e Olavo,

    não cheguei a me prestar a ouvir totalmente seus argumentos contra a pena de morte, porém por ser um estudante,digos… um rasoavel leitor de belas palavras, más sobre tudo sou um justiceiro do tipo: “OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE”… venho discutindo esse assunto a muito tempo, e cheguei a clarevidência que deve sim AVER A PENA DE MORTE, MÁS COM EXEÇÕES.. por exemplo: “Um increpulo que se diz cidadão, frequênta uma escola de medicina, sente a vontade do prazer a cocaina e ao esperimentar passa a entrar num estado de total alucinação, e com isso mata 3 senhoras indefesa(JULGAMENTO: PENA DE MORTE) aqui estou citando uma BIPOLARIDADE então… meu outro exemplo:Um Cidadão pobre, que luta para arranjar um emprego,tenta fazer de tudo para não se submeter a atos deploraveis, porém acaba usando uma arma para assaltar alguem( isso no apse de seu desespero e ainda por cima com esposa e filhos para criar) ele tentar roubar uma senhora e acaba… a matando por acidente(JULGAMENTO: Inoscente, recomendar a passar por uma análise pscicológica e um tratamento tanto para ele quanto para sua família)

    Então meus caros, o que posso vos dizer é que são casos e casos e não cabe a nois defender a vida de um ipócrita QUE PODE CHEGAR A ” MATAR E ANTES DISSO COMER O CÚ DA SUA MÃE SÓ POR PRAZER”.

    Só pesso que usemos essa Bipolaridade para pensar mais um pouco nas nossas decisões… e apoio SIM a PENA DE MORTE MÁS COM EXEÇÕES e discordo que tenha-mos políticos descentes para fazer as leis devidas ao nosso país, acho inclusive que deveria-mos VOTAR NULO, por que eleger uma CAMBADA de Filhos Da Puta,”ja saiu de moda”

    Obrigado pela atenção!

    atenciosamente,

    Yuri Rodrigues Sena(primo de Ayrton más essa ja é outra história) obs: senna

  18. Yuri R. Sena

    obs:LEGENDA

    Exceções
    Freqüencia

    e por aí vai…

    “MSN acaba comigo”

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén