- O Garganta de Fogo - http://blog.karaloka.net -

Corrupção no Brasil vence Sundance

Adivinhem quem deu show no Festival de Cinema de Sundance [1], maior palco do cinema independente mundial? Brasil nas cabeças! Mas não, o documentário “Manda Bala” [2], grande vencedor da competição oficial, não é made in Brazil. Trata-se de um filme americano, dirigido por Jason Kohn [3], cujo tema é a corrupção e violência em nosso país.

No release do Festival [4], “Manda Bala” é resumido assim: “No Brasil, conhecido como um dos países mais corruptos e violentos do mundo, MANDA BALA acompanha um político que utiliza uma fazenda de criação de rãs para roubas bilhões de dólares, um empresário rico que gasta uma pequena fortuna para blindar seus carros, e um cirurgião plástico que reconstrói as orelhas mutiladas de vítimas de sequestro.”

Esperemos que Jader Barbalho, neo-aliado petista, permita que chegue por aqui. Evidentemente, além das tentativas de censura de praxe, veremos campanhas e correntes de email pela Internet protestando e convocando um boicote nacionalista ao documentário, como recentemente com o filme B “Turistas” [5], em que um grupo de jovens recém chegado ao Brasil, atraído pela malemolência de nosso povo e pela tropicalidade, acaba caindo nas mãos de traficantes de órgãos. Afinal, como se sabe a violência e a corrupção são invenções da mídia e de uma conspiração da direita.

Os outros prêmios de Sundance ficaram com PADRE NUESTRO, dirigido por Christopher Zalla, que levou o Grande Prêmio do Júri para filme dramático; o Prêmio do Júri para o Cinema Mundial na categoria documentário foi para ENEMIES OF HAPPINESS (VORES LYKKES FJENDER), filme dinamarquês, dirigido por Eva Mulvad e Anja Al Erhayem; na categoria drama, o vencedor do prêmio equivalente foi o israelense SWEET MUD (ADAMA MESHUGAAT), dirigido por Dror Shaul.

São filmes para prestar atenção e não deixar passar se/quando estrearem por aqui.

Posts relacionados

Comments Disabled (Open | Close)

Comments Disabled To "Corrupção no Brasil vence Sundance"

#1 Comment By Victor On 06/02/2007 @ 1:16 pm

Realmente, tomara que a gente possa assitir por aqui esse documentário.
Não se trata de um filme americano e sim de um diretor que é Americano, mas, é filho de uma brasileira com um americano, morou no Brasil e fala português fluentemente. A equipe do filme também é na sua maioria de brasileiros…
Acho que esse documentário tem uma boa ideia e que mais trabalhos desse tipo deveriam ser feitos…

Parabéns pelo blog…
Fui