- O Garganta de Fogo - http://blog.karaloka.net -

O polêmico aquecimento global II

Há uma variável que nunca vejo ser levada em conta nas equações catastróficas, via imprensa, do famigerado aquecimento global: o aquecimento do próprio Sol [1]. Segundo Richard Willson [2] (pesquisador da Columbia University e do NASA’s Goddard Institute for Space Studies), o aumento da temperatura solar contribuiu com algo entre 10 e 30% do aquecimento global registrado apenas entre 1980 e 2002. E, segundo consta, isso vem ocorrendo desde antes do início do século XX. Aí eu me pergunto: qual a conexão entre o comportamento humano e o estado do nosso Sol? O que ficaremos proibidos de fazer para evitar o incremento da atividade solar? Que artigos o futuro Governo Mundial terá em sua Constituição para nos acusar de “acaloradores” da nossa estrela? Porque esse negócio de plantar um bosquezinho de sequóias a cada peido de metano que dermos não irá adiantar muito não. No fundo, imagino que a burrice e a maldade tenham sim algo a ver com a atividade do Sol. Ele deve ficar muito irritado ao iluminar o que se passa por aqui. Se isso for verdade, creo que ya nos jodimos todos. Só com a eleição do Lula várias explosões solares de grande magnitude devem ter ocorrido. Sem contar as burradas de todos os demais políticos e líderes da Terra, seus gurus e seus financiadores. E as minhas burradas. E as suas.

Espero que o tal Jan Val Elan esteja certo…

(Este é um post para reforçar o anterior [3].)

Posts relacionados

Comments Disabled (Open | Close)

Comments Disabled To "O polêmico aquecimento global II"

#1 Comment By Lucas Mafaldo On 25/02/2007 @ 7:44 pm

Pensava que o Jan Val Elan – acho que a grafia é um pouco diferente – só era conhecido aqui em Natal! Que coisa! 🙂

#2 Comment By Deszo On 26/02/2007 @ 5:39 pm

Yuri, olha, é claro que existe muita controvérsia em torno dessa questão. O que você levanta é interessante, porém, basta olhar o mundo à nossa volta: lixo, poluição de rios, contaminação atmosférica, para ver e sentir que sim há interferência do ser humano sobre a natureza. De um lado, alarmistas ecologistas preconizam o fim do mundo, de outro, os conservadores (não sei se você no meio), dizendo que tudo é bobagem e armação da esquerda internacional, que o mundo não está aquecendo em nada e que o petróleo não é ameaça. O que que há com essa gente? Tá todo mundo louco! No final das contas, há muitos e respeitáveis cientistas que estão dizendo sobre o tal aquecimento, e que não são meros porta-vozes esquerdistas. Não devemos inchar o debate ideológico entre esquerda-direita assim sem mais.

#3 Pingback By O Garganta de Fogo » O chatérrimo aquecimento global On 26/03/2007 @ 2:38 am

[…] Já que nosso colega Daniel quer mais opiniões e depoimentos de cientistas, segue este vídeo que eu havia esquecido em meio aos meus favoritos do You Tube. (O Pedro Sette já o publicou n’O Indivíduo dias atrás.) Em resumo, os cientistas entrevistados afirmam não apenas que não há provas de que o homem esteja causando o tal aquecimento global – ou mesmo que o CO2 tenha algo a ver com isso (é mais provável que o aumento de CO2 seja um efeito do aumento da temperatura e não uma causa dela) -, mas ainda que tudo não passa dum grande negócio, a “indústria do aquecimento global”, uma vez que toda uma multidão de empregos e cargos burocráticos foram criados em função desse falso alerta. Sem falar, é claro, das intenções político-ideológicas dos defensores do estatismo, os quais não querem senão mais um pretexto para avançar sobre as liberdades individuais… E olha só que interessante: Nigel Calder, que foi editor da revista New Scientist, faz exatamente a mesma analogia feita pela Ann Coulter, tão criticada pelo Daniel: o “aquecimento global” é como uma doutrina religiosa e quem não concorda com ela é um herege. “Eu sou um herege”, diz Calder. E, finalmente, alguns cientistas estão convencidos de que o comportamento do Sol tem mais culpa na coisa toda do que o homem. Aliás, eu já havia falada disto aqui. This short program, produced and shown in England, destroys the arguments put forward by Al Gore and the human caused Global Warming activists. […]

#4 Comment By alvaro On 24/04/2007 @ 8:42 pm

como é que você escreve um negócio desses? o mundo se acabando (não só pelo aquecimento, mas pela qualidade do ar que respiramos, o aumento de doenças respiratárias e etc.) e você faz um tipo de propaganda contrária.

#5 Comment By yuri vieira On 04/05/2007 @ 10:24 am

Olha o nível desse figura. Para ele, trazer mais um elemento à discussão é fazer propaganda. Ou seja, o cara deve acreditar que todo debate científico/intelectual não passa de mero apoio a esta ou àquela opinião. Não lhe interessa a busca da verdade sobre um fato, mas apenas militar por uma causa.