blog do escritor yuri vieira e convidados...

A régua do Lula

Inteligentíssima a forma que o Brasil encontrou para mostrar que cresceu: alterando a escala da régua. Agora 1cm não mede mais 10mm, mas 8mm. Assim, nossa economia anã, que não chega senão aos 80cm, fica com a sensação de que tem 1m de altura. Muito boa essa reformulação do IBGE, muito boa sua maneira de resgatar a economia brasileira do marasmo. (Só não sabemos se, com esse novo método de cálculo de crescimento, a China agora mostrará que cresceu, sei lá, uns 25% ao ano.) Aliás, seria uma boa idéia estender esse insight genial para outras áreas. Por exemplo. Se você é gordo, compre uma balança em que cada quilo meça, não 1000g, mas 800g. Assim você emagrecerá 200g por quilo. Não é maravilhoso? Você verá como se sentirá bem. Poderá até comemorar o feito tal como Lula e seus quarenta novos comparsas andam festejando o milagroso crescimento brasileiro dos últimos anos. Se você tem um pinto pequeno – cá entre nós, acho que foi daí que algum espertinho do IBGE (ou o próprio Lula) tirou a idéia – arranje uma régua luliana em que cada 10cm meçam, na verdade, 6cm. Depois, entre as quatro paredes de sua alcova, mostre para sua amada o quanto é bem dotado. (Já pensou? 12cm de puro quase-prazer se tornarão 20cm de puro… quase-prazer. Chato, né?) Ah, não posso esquecer da violência. Segundo os cálculos mais recentes, nos últimos anos não morreram 50.000 brasileiros ao ano por morte violenta, mas cerca de 100.000. De acordo com o site do IBGE, apenas “em 2004, morreram 110.685 pessoas por causas violentas, 90.776 homens e 19.866 mulheres”, isto é, em um único ano, o Brasil bateu o número de vítimas da guerra do Iraque. (É o espetáculo do crescimento. No site da Folha, lemos que “somados os quatro anos de guerra, mais de 59 mil civis morreram no Iraque – 66,5 mil com as mortes durante a invasão -, segundo o IBC”.) Assim, o IBGE, com a benção do PT e de Lula, pode alterar isso. Basta decretar que, agora, morte violenta não é o processo pelo qual o corpo perde a vida por ação de algum ato… mmmm… violento, mas, sim, o processo em que o corpo é decapitado, isto é, onde o corpo não apenas morre mas também perde a cabeça. (A gente tem de explicar tudo por aqui, ou não entenderão bulufas.) Isso deverá reduzir a violência em cerca de 97%. É maravilhoso!! Viva a inteligência brasileira!!!

Anteriores

Made in China

Próximo

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

6 Comments

  1. Theodoro Evangelos

    Querida, espichei o P.I.B.

  2. Yuri, seu post ignora um monte de coisas, mas eu acho melhor deixar o Reinaldo Azevedo respoder por mim:

    Os critérios parecem ser mais amplos e dar conta da realidade com mais eficiência do que os anteriores. E isso é bom. Duvido que o governo esteja dando um truque no que se refere aos dados em curso. Até porque esse tipo de procedimento, em economias de mercado, não prosperam. Há organismos internacionais para avaliar se há maquiagem de números. De resto, se eles são melhores do que pareciam, o desempenho do país ainda é pífio mesmo assim. Na América Latina, em 2005, empatamos em crescimento com o Paraguai e só superamos Haiti e El Salvador.

    A questão é saber como é que se vai lidar com isso politicamente; o risco é a tentação inaugural de sempre. Algumas zonas de sombra permanecem em meio a isso tudo. Por mais que se possa argumentar que setores que tiveram especial avanço no governo Lula passaram a ter mais peso no novo cálculo (o que explicaria os números modestos do governo FHC), continua a ser estranho que régua que provoca medição tão distinta varie pouco ou quase nada quando se trata de avaliar o governo anterior. A questão está menos em saber se esse critério de agora é melhor — os especialistas dizem que sim — do que se foi eficientemente aplicado quando isso não era do particular interesse do governo de turno.

  3. Mutatis mutandis, o que ele diz é, em essência, o mesmo que escrevi: apesar da nova régua, o crescimento é pífio. Não pretendi entrar no mérito das qualidades da nova escala. Conheço meus limites, não sou economista, geógrafo ou sei lá eu. Mas que a intenção principal do Lula não era melhorar a aferição, mas sair por aí dizendo que fez mais pelo Brasil que qualquer outro, ah, isso ninguém pode negar, né. Melhorar a régua não faz ninguém abrir Champanhe.

    E da violência ninguém fala nada? De que adianta a economia melhorar se as pessoas morrem antes de se aproveitar disso?
    {}’s

  4. Mutatis mutandis é uma expressãozinha safada, não acha? Deixa eu ver se entendi: você diz

    Inteligentíssima a forma que o Brasil encontrou para mostrar que cresceu: alterando a escala da régua. Agora 1cm não mede mais 10mm, mas 8mm. Assim, nossa economia anã, que não chega senão aos 80cm, fica com a sensação de que tem 1m de altura. Muito boa essa reformulação do IBGE, muito boa sua maneira de resgatar a economia brasileira do marasmo.

    Realmente. Não apenas a referência ao governo Lula está explícita na expressão “Brasil”, como o tom irônico é o mesmo do Reinaldo. Ah, sim, claro, o final do seu texto, exatamente como o Reinaldo diz no texto dele, sugere que o IBGE muda sua metodologia de acordo com a necessidade dos governos de justificar a forma como administram o País. Isto, claro, sem contar o modo particularmente explícito com o qual você abordou o uso político da nova metodologia – cuja adoção não se deveu a outra coisa senão à conveniência de melhorar o aspecto geral do governo petista. A semelhança com a argumentação do Reinaldo é assombrosa

    Os critérios parecem ser mais amplos e dar conta da realidade com mais eficiência do que os anteriores. E isso é bom. Duvido que o governo esteja dando um truque no que se refere aos dados em curso.

    Mutatis mutandis, concordamos.

  5. “Mutatis mutandis” é uma expressão que minha irmã caçula, advogada, adora usar. Não consegui evitá-la, hehe.

  6. Yuri, vou visitar sua pagina mais frequentemente, pois preciso ficar lembrando a mim mesma que no Brasil ‘ainda tem gente inteligente e, ‘QUE USA SUA INTELIGENCIA’!!ACORDA BRASIL!!!

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén