O cara que trabalha na Caixa Econômica precisava ir ao Detran. Ele pensou: na hora do almoço eu vou. Mas, quando chegou ao Detran, o funcionário do Detran também estava almoçando. Ele esperou o funcionário do Detran voltar, mas o homem não voltou a tempo, e ele teve de ir embora sem resolver seu problema.

O funcionário do Detran precisa ir ao Tribunal de Justiça. Ele pensou: na hora do almoço eu passo lá. Mas, quando chegou ao TJ não tinha ninguém para atendê-lo. Todos estavam almoçando. Ele ficou esperando algum funcionário voltar, mas ninguém chegou a tempo, e ele perdeu seu horário de almoço.

O funcionário do TJ precisava resolver um problema na Caixa Econômica Federal. Ele pensou: na hora do almoço eu passo lá. De fato, ele foi lá na hora do almoço. Havia uma fila interminável, e só um caixa estava atendendo, porque os outros tinham ido almoçar. Ele ficou um tempão na fila e não conseguiu resolver o que queria. Ele perdeu seu horário de almoço. Oh, que triste.

Um dos caixas da Caixa Econômica precisava ir à C&A. Ele pensou: na hora do almoço eu vou. Quando chegou a hora do almoço, ele foi à C&A, e foi prontamente atendido. As empresas inteligentes têm turno de 12h às 18h. Quando você chega lá na hora do almoço (entre 12h e 14h), tem gente para te atender.

Porque as estatais também não fazem esse turno? Porque os gerentes de estatais são burros.

Porque os bancos em geral não fazem esse turno? Porque os gerentes de banco são burros. Muita gente preferiria trabalhar das 12h às 18h. Seria mais produtivo. Quando uma pessoa usasse seu horário de almoço para resolver alguma coisa, ele encontraria funcionários para atendê-lo, em vez de guichê vazios.

Mas quem, numa estatal, está preocupado com a produção?

Os bancos em geral deviam trabalhar das 12h às 18h ou, sei lá, das 14h às 20h. Mas eles trabalham justamente na hora em que ninguém pode ir ao banco. Não é ridículo?

Participe da campanha “horário inteligente”. Vamos sugerir que os bancos trabalhem das 12h às 18h. Será mais produtivo para todo mundo.

Como faremos isso? Vamos entrar nos saites dos bancos e colar este texto. Quem sabe não tem algum gerente de banco que já trabalhou na C&A e tem uma vaga idéia do que é produtividade.