Trecho da entrevista concedida por Ubiratan Iorio, presidente executivo do CIEEP (Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista), ao MSM:
MSM: Ano que vem teremos eleições. Há algum presidenciável em quem o senhor recomendaria publicamente o voto?
Iorio: Vou declarar algo que poderá chocar a muitos. Creio que a maior manifestação de democracia que um liberal brasileiro pode dar, já que todos os presidenciáveis são de esquerda, é anular o seu voto, uma vez que o mesmo é obrigatório.
MSM: Mas pregar a anulação do voto não é uma pregação contra a democracia?
Iorio: A democracia brasileira é incipiente, imatura e nossas instituições precisam ser aperfeiçoadas depressa. Quando tivermos, entre outras necessidades urgentes, partidos programáticos, efetiva independência entre os três poderes, federalismo, abolição da propaganda gratuita e, claro, o fim da obrigatoriedade do voto, aí, sim, concordo com a afirmativa de que anular o voto poderia ser uma atitude anti-democrática. Mas, sob condições atuais, anular o voto é simplesmente dizer que não queremos mais votar em Fulano para que Beltrano não entre. Entre um grupo apenas com candidatos esquerdistas, nenhum merece o meu voto, por isso, penso ser democrático anulá-lo.MSM: Ok, mas em vez de anular o voto, por que não votar no menos pior, a fim de afastar da presidência o pior de todos? Por exemplo, um candidato tucano-pefelista, embora esquerdista, não é preferível em relação a um petista ou coisa pior?
Iorio: A questão é que os liberais brasileiros já vêm adotando este procedimento há bastante tempo. E nossos partidos, verdadeiros sacos de gatos, não merecem a confiança do eleitor. É claro que o PT é bem pior do que o PSDB e o PFL, mas, mesmo assim, não creio que poderiam colocar o país nos trilhos.
(Fonte: MSM entrevista Ubiratan Iorio – Parte I.)
Tati
Yuri, gostei dessa abordagem, até porque, já passa pela minha cabeça anular meu voto. Mesmo sabendo que a conquista desse direto foi obtida a duras penas no dia 24 de janeiro de 1932. (imagina como esse tipo de atitude mexe comigo, mas acredito que essa nova forma de pensar, faz parte do meu crescimento e amadurecimento).Coisas da vida.
Beijinhos
Tati
Tanit
Concordo que num segundo turno em que as opções sejam,novamente,Lula e Serra a única saída seja anular mesmo. Concordo que o PT é a pior das opcões. Não concordo, no entanto, com essa coisa ultrapassada de direita e esquerda. E porque essa preferência pela direita?Direita é o quê? O que tem de tão bom na direita. Quem da direita mereceria ser presidente?
yuri vieira
Olá Tanit
Leia este artigo e conheça uma visão sobre “direita” e “esquerda” com a qual concordo plenamente.
Abraço!
jarbas
Me sinto atraido pela ideia de anular meu voto. O que aconteceria seu fizesse isso?
Uma nova eleicao com novos candidatos? Nao sei o quanto isso mudaria o brasil e vc o que acha???
Leônidas Marques
Estou aqui para dizer que em maio de 2004, quando através da imprensa,começamos a tomar conhecimento que o Congresso Nacionel estava repleto de sanguessugas, iniciamos uma campanha para o VOTO NULO. Único geito de fazer uma faxina geral no Congresso.O TRE de Volta Redonda diz que 50% mais 1 voto, a eleição será anulada e os sanguessugas que sempre se reelegem (não sabemos como),não poderão comcorrer numa segunda eleição que deverá ser marcada para o mesmo ano.É com o voto nulo que vamos dar um basta nas decisões duvidosas e covardes praticadas pela maioria dos deputados e senadores, os verdadeiros culpados pela desgraça do país. Se a gente quiser vai dar para mudaro final de todos os resultados mentirosos que as URNAS nos reservaram no final das últimas eleições. O voto nulo, aquele que deputados e senadores ñão gostam de ouvir falar, está mais firme que o resto!!!!
yuri vieira
Escreveu Heitor de Paola:
Leia o artigo completo aqui.