Será que dá para confiar em críticos de jornais? Talvez não dê para confiar mesmo é no Oscar. Mas vamos ver como os críticos dos 3 grandes jornais do País classificaram os filmes (mantive a forma original de classificação de cada um).

Apenas O Globo deu nota máxima a Crash, o vencedor do Oscar. Para o Estadão, ele é “regular”; para a Folha, “bom”. Brokeback Mountain ganhou a nota máxima apenas da Folha; levou “bom” no Globo e no Estadão.

Na categoria principal, ele era mesmo o preferido da Folha. O do Estadão nem estava concorrendo: Ponto Final, o único que ganhou nota máxima — mas li no jornal um dos críticos dizendo que Munique merecia vencer. O Globo tinha três preferidos: Munique, Capote e Crash.

Ilustrada: l « «« ««« ««««

Caderno 2: ¶ ¶¶ ¶¶¶ ¶¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶

Segundo Caderno:

Crash: «« ¶¶

Brokeback Mountain: «««« ¶¶¶

Capote: «««« ¶¶¶¶

B. Noite e B. Sorte: ««« ¶¶¶¶

Syriana: «««« ¶¶¶¶

Match Point: ««« ¶¶¶¶¶

O Jardinheiro Fiel: «««« ¶¶¶¶

Munique: «« ¶¶¶¶

Destes acima, eu vi Syriana, Munique, Brokeback Mountain e O Jardineiro Fiel. Gostei dos dois últimos — sim, eu achei bacana o “filme dos cowboys gays”, como o chamam. Munique achei uma bobagem (então o agente do Mossad tem pesadelos com os atletas sendo mortos?! sei…). Sobre Syriana, achei-o confuso, mas gostei de que se tenha feito um filme sobre o tema e que ele tenha sido considerado um bom filme — eu o vi num cinema de shopping de patricinhas e muitas pessoas, principalmente as patricinhas, ou saíram no meio da sessão ou ficaram reclamando do filme depois. Preciso ver os outros quatro. Ficam para um próximo post.