30/03/2006

Dinossauros!

rodrigo fiume, 3:14 am
Filed under: Cotidiano,tecnologia

Você tem uma câmera digital? E um toca-mp3? Sabia que eles poderão ser extintos?

Deve demorar ainda, mas analistas deste mercado e os próprios fabricantes temem pelo futuro destas duas pequenas maravilhas da tecnologia cotidiana. Tudo por causa de outro pequeno aparelho. Sim, o celular.

O avanço cada vez mais rápido dos aparelhos de telefonia celular poderá provocar o desaparecimento dos players e das digitais. Os telefones mais modernos já encamparam as duas tecnologias. Ainda não com a mesma qualidade, mas isso pode ser apenas uma questão de tempo. Mas a crença no avanço contínuo dos aparelhos celulares é tanta que a fabricante finlandesa Nokia, líder mundial neste mercado, já fala abertamente em extinção dos toca-mp3 e das câmeras.

É claro que não chegará ao ponto de um fotógrafo profissional jogar sua máquina fora para fotografar com seu celular. Mas o consumidor comum, aquele que usa a câmara digital para pôr fotos dos filhos num fotolog ou que apenas quer ouvir um pouco de música enquanto faz uma caminhada, esse, sim, vai preferir a comodidade te ter tudo num aparelho só. E que ele traz sempre no bolso, ou seja, está sempre disponível.

As primeiras câmeras digitais gravavam arquivos precários, de pouca qualidade. Menos de 1 megapixel. Hoje, temos práticas e pequenas câmeras que salvam em 7 ou 8 megapixels. Neste quesito, os celulares também começaram assim. A maioria ainda está neste nível, mas já podemos facilmente achar no mercado telefones que salvam em 2 megapixels. Coisa pouca ainda, mas já dá para postar as fotos sem problemas na internet. E um processo semelhante está ocorrendo com os dispositivo de mp3 nos telefones.

Não é difícil, portanto, acreditar que o celular pode suplantar os players e as câmeras na preferência do consumidor comum.

Posts relacionados

Mais posts:

« « Puts grila!| Teoria » »




2 Comments

  1. yuri vieira escreveu:

    Num dos meus muitos bloquinhos de anotações (olha como eu sou primitivo), anotei há uns nove anos uma idéia simples: a criação do Poder. O que é o Poder? É o substituto do Controle. Isto é, do controle remoto da TV, do controle do DVD, do controle do portão do prédio, do controle do som, do celular, do cartão de crédito, da câmera fotográfica, da câmera de video, do PDA, do gravador, do GPS, dos mapas, dos ebook readers e assim por diante. O Poder, enfim, é aquele aparelho que, ao ser roubado, acabará com a sua vida…
    Abrazo!

    Comentário de 30-3-2006 @ 4:39 am

  2. O Garganta de Fogo » Dinossauros! — 2 escreveu:

    […] Dias atrás eu escrevi aqui que as câmeras digitais e os MP3 players podem virar dinossauros. Vejo agora que os velhos relógios de pulso já estáo caindo em desuso, por conta de novas tecnologias. Do Los Angeles Times, via Estadão: Relógio se torna vítima da tecnologia […]

    Pingback de 18-4-2006 @ 10:17 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.




Add to Technorati Favorites



Blogarama - The Blog Directory








83 queries. 1.316 seconds. | Alguns direitos reservados.