28/10/2008

Goiânia, campeã mundial

yuri vieira, 5:22 pm
Filed under: Cotidiano,Economia,Imprensa,Política

Da revista Isto É Dinheiro:

Brasil tem as cidades mais desiguais

O relatório “Estado das Cidades no Mundo 2008/2009”, divulgado na semana passada pela Agência das Nações Unidas para a Habitação, apresentou dados alarmantes referentes ao Brasil. Segundo o estudo, as cidades brasileiras têm hoje as maiores desigualdades de distribuição de renda no mundo. Pior ainda: Goiânia (GO) é a campeã mundial, seguida de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo. Acompanhe a seguir os principais dados da pesquisa.

• As Nações Unidas utilizam o coeficiente Gini, indicador que mede a concentração de renda de um país e que aponta desigualdade maior à medida que se aproxima do número 1. No ranking, Goiânia obteve Gini 0,65, o maior do mundo. Segundo a ONU, a linha de alerta começa em 0,4.

29% da população urbana do Brasil vive em favelas. Entre as cidades brasileiras, o Rio de Janeiro é a recordista, com índice de 40%. Na América Latina, 27% da população habita moradias consideradas inadequadas.

• Metade da população mundial vive atualmente em cidades. Em 2040, esse índice pode chegar a 70%.

São Paulo é a quarta megacidade do planeta, com 18,8 milhões de habitantes. Projeções da ONU indicam que a capital paulista será a segunda maior cidade do mundo em no máximo 20 anos.

• O inchaço das grandes cidades aumenta os riscos ambientais. Se nada for feito, a ONU atribui 58 mil mortes prematuras por ano à poluição do ar nas áreas urbanas da América Latina.

Posts relacionados

Mais posts:

« « Elite| Visões do Second Life 7 » »




3 Comments

  1. rodrigo fiume escreveu:

    Yuri, isso foi manchete do Popular no dia do seu aniversário.

    Abs. R.

    Comentário de 28-10-2008 @ 7:58 pm

  2. yuri vieira escreveu:

    Eu lia O Popular quando escrevia crônicas e artigos pro Caderno Pop do mesmo. Ainda leria se o site não tivesse “acesso restrito a assinantes” em quase todas as matérias.

    Mudando de assunto, dia 24 de Outubro não foi apenas meu aniversário, mas também de Goiânia e da ONU. Que coisa, hem.
    {}’s

    Comentário de 28-10-2008 @ 10:24 pm

  3. daniel christino escreveu:

    Nosso querido prefeito Iris Rezende cuspiu marimbondos por causa dessa pesquisa da ONU-Habitat. Disse que Goiânia também era uma das melhores capitais para se morar e a mais “verde” do País.

    Eu achei simplesmente natural que assim fosse. É o processo de consolidação da elite econômica da cidade. Além disso, o grosso da riqueza está associado a uma ou duas atividades econômicas principais (agronegócio e serviços). Isso por si só concentra renda. Relevante também é o processo migratório do Norte e Nordeste para cá.

    A pesquisa, acho eu, tem um forte impacto no papel da prefeitura – por isso o Iris ficou puto. Numa cidade com esse perfil, talvez fosse importante rever algumas políticas publicas, principalmente a política fiscal. Quando trabalhei no DM, na editoria de bairros, vi coisas aterradoras nas periferias da cidade. Algumas partes da cidade simplesmente não recebem nenhuma tipo de serviço da prefeitura.

    Comentário de 29-10-2008 @ 7:29 am

Sorry, the comment form is closed at this time.




Add to Technorati Favorites



Blogarama - The Blog Directory








83 queries. 1.122 seconds. | Alguns direitos reservados.