Algumas pessoas – na verdade, apenas três – me escreveram perguntando o que foi feito dos dois últimos capítulos do meu livro on line L.S.D.eus – Contos Extáticos. Bom, devo dizer que não precisam se preocupar, ainda está tudo sob controle e não estou, como pode parecer à primeira vista, rejeitando os textos que ali se encontravam nomeados como capítulos 3 e 4. Acontece que esse livro não é senão um trabalho surpreendido em pleno processo de criação. O que fiz, na verdade, foi transformar os tais “capítulos 3 e 4” em um único “ovo de páscoa“. Hã! Cumé qui é?!… Sim, amigos, “ovo de páscoa”. Quem entende um pouco sobre criação de softwares deve saber que essa é uma tradução literal do termo “Easter Egg“, ou seja, aqueles programinhas ocultos dentro dos softwares que a gente costuma usar sem saber que eles existem e que, em geral, são um tipo de brincadeira do programador. (O termo, aliás, é emprestado daquele costume que os norte-americanos têm de esconder ovos de Páscoa para que as crianças os procurem.)

Pois é, resumindo: os ex-capítulos 3 e 4 são agora um único “ovo de Páscoa” dentro do capítulo 1. Mas não se afobe, não está tão escondido assim: o link está bem visível em meio ao texto. A questão é que senti que esses ex-capítulos são, na verdade, um subtexto a ampliar alguns significados do capítulo 1 e não, como antes pensei, sua continuação. E, claro, conforme for encontrando novas brechas, poderei inserir novos contos (ovos) através do livro.

Outra coisa: não será uma boa idéia interromper a leitura dos capítulos cada vez que se encontrar um desses “ovos”. O melhor seria procurar por todos antes e lê-los como contos independentes. Ou, ao contrário, ler os capítulos que perfazem um “conto extático“, e só então voltar e ler cada “ovo” encontrado. O efeito será condicionado por sua decisão: ou os “ovos” jogarão luzes sobre os “contos extáticos”, ou o contrário. O iluminador dessa história é você.

[Ouvindo: Last Night – The Strokes]