blog do escritor yuri vieira e convidados...

Voto facultativo

Uma coisa é o dever, outra, muito diferente, a obrigação. Eu odeio ser obrigado pelo Estado a fazer o que quer que seja. Por isso me irrita pensar que terei de sair de casa num domingo para votar num malandro político qualquer. Não há ninguém, NINGUÉM, que eu tenha visto até agora, que mereça semelhante sacrifício. Não vejo a hora em que percebam que o voto obrigatório é anti-democrático. Uma comissão do senado estudou uma reforma político-partidária em 1998 e, apesar de admitirem as vantagens do voto facultativo, até hoje não deu em nada. Saco.

Anteriores

Coincidência

Próximo

Bolsa-escola

3 Comments

  1. Carol - a GataLoca

    Caro Yuri,
    Concordo com seu pensamento, sem tirar uma vírgula.
    Aliás, fiz comentário semelhante com um amigo, faz pouco tempo, uns tres dias, talvez.
    (Tres é acentuado?)
    A única vantagem que vi nestas eleições, foi justamente sua obrigatoriedade. Calma, não há incoerência no que escrevo.
    Fui obrigada a andar até a escola onde voto, um Km e meio mais ou menos. O trânsito estava péssimo e ir a pé foi o meio mais rápido de votar rapidinho e voltar (a pé tb) e vir filosofando debaixo de uma chuva fininha que se o voto fosse opcional alguém compareceria para votar. Penso que é por isso que nos cozinham em banho-maria.
    Besos, GataLoca

  2. jeovah

    Yuri,Carol e demais…
    gostei de seus comentários sobre a obrigatoriedade do voto. vou utiliza-los como resultado de pesquisa que faço sobre o voto facultativo. tema este que faz parte da minha monografia para graduação do curso de direito. gostaria de obter mais informações sobre o assunto.
    obrigado.

  3. Sarah

    Pelo que sei nos Estados Unidos o voto é facultativo, e mtas pessoas comparecem pra votar! Nao concordo com a Carol, principalmente porque, como todos sabem, hoje em dia há uma luta partidaria mto grande! Mtas pessoas iriam votar sim, não por acreditarem que as coisas vão “mudar”, mas sim para defender um partido, algumas poucas ideias tocas e homens ou mulheres que nunca vão fazer nada por ninguem, pelo contrario, so vão fazer algo por si mesmos!
    Jeovah.. tbm to fazendo minha monografia sobre esse tema! Na verdade estou tentando começar, rsrsrs! Se vc tiver alguma dica, ou algum livro interessante sobre o tema, poderia me dizer?!?!?! Obrigada… =)

    P.S. Gostei, Yuri, do seu texto! Mto bom! Seria otimo se o poder legislativo desse país prestasse hein.. Infelizmente vivemos em um país que tem 3 poderes utopicos, que consiste em um apenas: o poder do dinheiro! E o povo nada faz.. alias, faz sim, elege essas bombas q estao aí! Aff¹²³

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén