blog do escritor yuri vieira e convidados...

Dirceu: leal e mau

Passei umas boas três horas conversando com Gustavo Barcellos, que traduziu alguns dos livros do RPG Vampire. Mas quero me limitar a apenas uma constatação: segundo nossa análise (feita em meio a muita risada, é claro), o alinhamento do deputado José Dirceu – bom, parte dele, ignoramos destreza, inteligência, carisma, etc. aquelas coisas do sistema D20 – nossa análise mostra que ele é “leal” e “mau”. Isto é, ele é leal à sua própria visão maléfica da realidade. E ainda fica usando essa sua lealdade à própria biografia (biografia esta dedicada a uma ideologia que matou mais de 100 milhões de pessoas no século XX) como se isso, por si só, fosse um aspecto positivo. Como diz o Gustavo – e qualquer jogador de RPG sabe disso – um personagem “leal-mau” é muito pior que um “caótico-mau”. Este último é desprovido de método e sangue frio, elementos que o primeiro tem de sobra, o que faz com que sua maldade seja mais eficiente. E pior: o “leal-mau”, com certa dose de inteligência, é excelente para manipular personagens “caóticos-neutros” de sabedoria 0 ou -3, tipo o Lula. As pessoas deveriam jogar mais RPG. Nada como identificar o alinhamento dos personagens do nosso Globe Theatre, o planeta Terra. (Ai, dirão alguns, quanta baboseira esse maniqueísmo! E eu: maniqueísmo não, RPG. Pergunte ao Mestre: alinhamentos não são absolutos – vivendo e aprendendo a jogar…)

Anteriores

People are strange

Próximo

Bye bye, eBooksBrasil.com

2 Comments

  1. Diego

    Fez sentido
    Mas foi nerd ein.
    Nada contra nerds, e não estou lhe chamando de nerd, mas eu não costumo respeita muito as idéias de nerds, normalmente são muito superficiais, costumam eles ser mais amigos dos números do que de penssamentos engajados, ficando sempre no ponto comum.
    Mas isso que você disse é engraçado e faz todo sentido. Desculpa o comentário nada ve sobre os nerds, nada ve tbm fala que quem joga RPG tbm é nerd, eu mesmo jah joguei uma vez, e gostei ainda, mas é que me deu vontade de escrever eeeeeeeee acho que eu não gosto mesmo de nerd(corrigindo o que escrevi mais a cima), adoro converssar com gente inteligente, mas não com nerd. O pq de eu estar dizendo isso? Eu não sei. Faz de conta que somos amigos a bastante tempo e eu to desabafando. Ah, contra nerd que fica só na dele, sem fingi que é o melhor eu não tenho nada contra, mas também não respeito.

  2. Frango -

    Observação razoavelmente importante: As chacinas e o comunismo/socialismo não estão diretamente ligados. Vide Adolf Hittler (assassino direitista) e Mahatma Gandhi(pacifista de esquerda). Tô defendendo uma ideologia mas… NÃO O DIRCEU!!! ahuhuAHUahuaUHahuA!!! Ele é Leal e Mau, sim, coitados de nós! E já mandou a ideologia pro espaço também! =(

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén