blog do escritor yuri vieira e convidados...

Pessoa, o k7 e a sinopse

Desenterrei em casa um k7 genial — isso, uma fita cassete, lembra dela? Eu a ganhei de presente de uma amiga na faculdade, em 1989 ou 1990. E foi gravada de um LP — é, a bolacha. Dá até para ouvir o barulho da agulha ao fim da última música.

Bem, voltando ao k7 em si, é uma cópia de A Música em Pessoa, lançado em 1985, quando se lembrava os 50 anos da morte do poeta português. Pessoa faz parte do fim da minha adolescência e início da vida adulta. Resumindo, para não ficar esticando o óbvio, é um gênio.

O álbum traz gente de peso da música e dramaturgia brasileiras — além da cantora portuguesa Eugênia Melo e Castro e do inglês Ritchie —, que musicaram os versos ou apenas os interpretaram. É muito bacana. Até o Ritchie. Sério. O poema que ele escolheu é tão bonito e, acredite, foi muito bem musicado — chama-se Meantime e lembro de tê-lo lido na edição da antologia de 1971 que “roubei” de meu pai.

Estão lá ainda Tom Jobim, Edu Lobo, Francis Hime, Olivia Byington, Dori Caymmi, Marília Pêra, Jô Soares, Marco Nanini…

Daí que fui procurar o CD. Olha a decepção ao ler a sinopse no Submarino, o maior portal de vendas on-line do País. Deve ter sido feita por um estagiário:

Este álbum reúne artistas consagrados da MPB “musicando” alguns dos mais belos poemas de um dos ícones da poesia nacional, Fernando Pessoa. Vale a pena conferir “Cruzou Por Mim Veio Ter Comigo Numa Rua Baixa” (Jô Soares), “Cavaleiro Monge” (piano e voz de Tom Jobim), “Meus Pensamentos De Mágoa” (Edu Lôbo) e o inédito poema em inglês “Meantime” (música e voz de Ritchie). Definitivamente Indispensável.

Anteriores

Zeca Baleiro e Hilda Hilst

Próximo

O botão

1 Comment

  1. Também ouvi esse disco pela primeira vez em 1993, na casa da Miriam Virna (Brasília). Na época eu estava lendo Pessoa sem parar e fiquei deslumbrado. Mas tenho um outro k7 muito bonito também, posterior, com poemas do livro Mensagem musicados.

    Quanto ao resenhista do Submarino, imagino que ele também acredite que sua “pátria é a língua portuguesa”…
    😉

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén