blog do escritor yuri vieira e convidados...

Dia da Libertação dos Solteiros

Pedro e JulianaDia 13 de Maio, nosso bróder e colaborador Pedro Novaes se casará com nossa bela sister Juliana. Sim, mais dois a obedecer o “crescei e multiplicai-vos”. Monteiro Lobato, em cartas a seu amigo Rangel, costumava fazer críticas ao casamento e ao conseqüente fim da liberdade que só o solteiro supostamente tem. Claro, ele tinha apenas vinte e poucos anos de idade e não sabia de quase nada. Porque, depois que se casou com Purezinha (“linda e mais inteligente do que eu”), descobriu que os solteiros é que vivem escravizados à idéia de encontrar “a escolhida” ou, o que é pior, escravizados à perene necessidade de arranjar outra, mais outra e ainda outra provisória cara metade. Tal é o grilhão que prende o ego à concepção de que a experiência se ganha com quantidade e não com qualidade de relações. Quem está casado, descobriu ele, se abre ao mundo inteiro e ao além; quem está solteiro só pensa no sexo oposto, pensamento este que ofusca todos os demais…

Francis Ford Coppola, por seu turno, falou algo muito próximo disso em sua entrevista ao James Lipton no Inside Actors Studio. Ao ser indagado se seu casamento precoce não atrapalhou sua carreira, disse que muito pelo contrário, que, se não tivesse se casado tão cedo, teria demorado muito mais para realizar seus projetos, porque a família o fez colocar os pés no chão e finalmente avançar, a passos largos, pela realidade, pois os filhos precisavam comer, a vida tornou-se urgente. De fato, Coppola disse que fica impressionado cada vez que ouve um jovem diretor ou roteirista afirmando que pretende primeiro construir uma carreira estável para só depois se casar. Disse ele: “Apenas minha mulher e meus filhos me deram a motivação e a inspiração necessárias para fazer os filmes que fiz. Tenho pena desses jovens que pensam o contrário…”

Por fim, há também a excelente frase do tio dum amigo meu de São Paulo. Diz ele: “Homem que não casa, vira um traste…” Eu, por exemplo, estou em pleno processo de trastização… 🙂

Enfim, que Deus abençoe sua união, Pedro e Juliana. Sejam felizes e, antes de felizes, sejam a força um do outro. Se um dia eu me tornar um homem trilhardário – ahahahahaha, pobre de mim – comprarei um quadro como este do Marc Chagal para vocês:

Marc Chagal

Besos y abrazos
del amigo
Yuri

Anteriores

Vida, e morte, e…

Próximo

Entrevista com Boris Casoy

3 Comments

  1. Gosto por demais dos noivos, apreciei muito a ilustração e mais ainda as palavras! Mas o melhor de tudo, foi que elas vieram do Yuri! Realmente, meu querido, casar é muito bom, mesmo com tudo de ruim que vem no pacote! E eu que, como você, sempre tive horror à idéia…É, estamos nos aprimorando com o tempo, meu caro, e isso me deixa bem feliz!

  2. Paulo Paiva

    Pedro e Juliana,

    Adiantando aqui as minhas palavras, que eu estava reservando para o dia da festa, mas, enfim, já que o Yuri começou, lá vai: “Muitas Feliciadades, feliz… zidade, fefeliiiicidades! É acho que é isso memo, mas que uísque bom hein, cara! JulianAAAAAA, que linda vc está! Mumuitas feliiicidades procê também. ÊÊÊÊÊ! Ihúúúú´! Ai!”.

  3. Juliana

    Bem, hoje já consigo escrever alguma coisa para o casal… Aquela festa foi demais pra mim!!! Acho que para a maioria também! Primeiro porque quando mal cheguei à festa me pegaram e me levaram para um altar/palco, dizendo que eu iria proferir algumas palavras ao casal…Bem, para quem me conhece, isso significa a morte: falar para um público daquele, segurando um microfone e improvisando… Não, realmente não dá! E não deu! Fiz alguns malabarismos e consegui outras vozes para falarem. Queria muito falar, desejar à Ju e ao meu querido irmão Pedrinho alegrias mil. Mas os tímidos sofrem muito com isso. Depois foi o tal do saquê, oferecido aos padrinhos e madrinhas… Meu deus, tudo começou aí. Um gole aqui, outro acolá, daí quando me dei conta já estava quase dentro da piscina! Depois, não muito depois, foi a festa em si! “Cacildes”, “(…)quanta beleza, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão(…)”. Que festa boa, cheia de alegria, de muita bebida, de lua cheia e confraternização. Parabéns ao casal!Que sejam muito felizes e cheios de energia para construirem uma relação de afeto, carinho, compreensão e de muita paz. Parabéns e contem com esta amizade, sempre! Beijos

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén