blog do escritor yuri vieira e convidados...

Concerto de Música Brasileira

O amigo Paulo Guicheney – que aliás irá compor a trilha sonora do curta-metragem que rodarei com a Cássia Queiroz – enviou este convite para o Concerto de Música Brasileira com a Orquestra Sinfônica Jovem da Educação.

    Data: 10 de maio de 2006 – quarta-feira
    Horário: 20 horas
    Local: Teatro Goiânia
    End.: Av. Tocantins, esq. com Av. Anhanguera, Centro
    Entrada Franca.

PROGRAMA

    • CARLOS ANTÔNIO DE SOUZA – Fanfarra, Prelúdio para Orquestra (Primeira Audição)
    • FERNANDO CUPERTINO – Modinha para Belkiss (Primeira Audição)
    • HENRIQUE DE CURITIBA – Pequena Suíte para Orquestra de Cordas, Flauta e Percussão
    • PAULO GUICHENEY – Tempo para uma Paisagem
    • ESTÉRCIO MARQUEZ CUNHA – Variações para Orquestra (Primeira Audição), Dedicada à Orquestra Sinfônica Jovem da Educação
    • OSVALDO LACERDA – Pequenos Estudos para Orquestra de Cordas
    • ALBERTO NEPOMUCENO – Série Brasileira

    Solista: Lorena Aires Felipe
    Regente: Eliseu Ferreira

Release:

A Orquestra Sinfônica Jovem da Educação realiza, no dia 10 de maio, às 20 horas no Teatro Goiânia, um concerto dedicado à musica brasileira. O Concerto, com entrada franca, terá como solista a flautista Lorena Aires Felipe e a regência ficará a cargo do maestro Eliseu Ferreira. A duração do evento será de 1h30min. A realização é da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Agência Goiana de Cultura – AGEPEL.
Nesse espetáculo a orquestra executará um programa somente com obras de compositores brasileiros, com destaque para os autores goianos ou radicados em Goiás. No concerto a orquestra realizará a primeira audição mundial de 04 obras, sendo uma delas, as Variações para Orquestra de Estércio Márquez Cunha, escrita em 2006 e especialmente dedicada à Orquestra Sinfônica Jovem da Educação. É uma oportunidade para o público conferir e apreciar a música de concerto escrita por compositores goianos, alguns deles conhecidos em todo o Brasil e no exterior. Compositores experientes como Estércio Márquez Cunha e Henrique de Curitiba, ao lado de revelações como Paulo Guicheney, Fernando Cupertino e Carlos Antônio de Souza, fazem com que Goiás se destaque nacionalmente em termos de produção de novas obras musicais. O compositor paulista Osvaldo Lacerda, que esteve recentemente em Goiás, e o cearense Alberto Nepomuceno, separados por quase um século, mas ligados pelo caráter nacionalista de suas obras, completam o programa do concerto.
Esse o 10º Concerto que a ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA EDUCAÇÃO realiza na Temporada 2006. Vem desenvolvendo um trabalho intenso desde 2002 e ultimamente recebeu um impacto altamente positivo através da implantação, pelo Governo de Goiás, do Programa Bolsa Orquestra em Julho do ano passado. Nos três últimos anos a orquestra vem crescendo em número e em capacidade técnica, adquirindo prestigio e respeito junto ao público e às autoridades. A qualidade do trabalho realizado tem sido notada por músicos e instituições fora de Goiás, o que resultou em vários convites para apresentações em outros Estados. A Orquestra Sinfônica Jovem da Educação é composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França. Dividida nos grupos A e B, totalizando 130 músicos, é resultado do trabalho desenvolvido na disciplina “Prática de Orquestra”, dentro da grade curricular do ensino profissional oferecido pelo CEPABF. O trabalho foi iniciado pela prof. Volga Lena no ano de 2001. Em 2002 o Maestro Eliseu Ferreira assumiu o trabalho com o intuito de, aos poucos, procurar oferecer treinamento musical visando a formação de profissionais de orquestra para atuarem em Goiás e também em outras partes do país. Desde então, o trabalho vem sendo realizado regularmente, com uma trajetória de crescimento quantitativo e qualitativo que pode ser comprovada pelos inúmeros concertos realizados em Goiânia e em cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Senador Canedo, Caldas Novas, dentre outras, e pelos músicos que já passaram a integrar corporações profissionais. Apresenta-se também em eventos promovidos pelo Governo de Goiás. Em janeiro de 2006 realizou, com muito sucesso, um concerto na programação oficial do 28º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. As atividades são realizadas em vários ensaios semanais, com a orientação de vários professores, coordenados por Salmo Lopes Pereira, tendo também o auxílio do maestro Andreyw Batista. Nos ensaios, o instrumentista é levado a conhecer e desenvolver as habilidades indispensáveis a um profissional de orquestra, tais como afinação, articulação conjunto, estilo, fraseado, etc, sendo orientado também com relação às atitudes específicas da profissão, tais como: disciplina, respeito mútuo e à hierarquia própria do grupo, compromisso artístico, etc. Para isso, a orquestra trabalha e executa as obras do repertório de forma didática e progressiva, não se limitando a um determinado estilo ou época, mas atingindo uma vasta quantidade de composições escritas pelos grandes mestres, e que vem sendo acumuladas desde o século XVII.

Anteriores

Entrevista com Boris Casoy

Próximo

Democracia liberal

1 Comment

  1. amanda

    ok este ta legal!

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén