PRESIDENTE PRUDENTE – Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram na manhã desta quarta-feira três fazendas no Pontal do Paranapanema, região de Presidente Prudente. As terras invadidas ficam nos municípios de Mirante do Paranapanema (fazenda Santa Cruz), Teodoro Sampaio (fazenda São José) e Presidente Bernardes (fazenda São Luís).
Na fazenda Santa Cruz, os sem-terra usaram um trator para destruir um pasto de braquiária e iniciaram o plantio de feijão, milho e mandioca. Em três dias, eles pretendem acabar com 10 hectares de pasto da propriedade para plantar estas lavouras.
O coordenador da invasão, Valmir Ulisses Sebastião, direcionou críticas ao tucano Geraldo Alckmin e ao Itesp (órgão do governo do estado), mas também não poupou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder do MST disse que, a partir do mês que vem, terá início uma jornada de invasões e que será cobrada de Lula a mudança na política econômica do país.O MST no Pontal havia prometido uma trégua para o governo até a eleição, neste domingo, para não atrapalhar a possível reeleição do petista, a quem apóiam. Mas como consideram que Lula já estaria reeleito, pretendem começar agora as cobranças para o segundo mandato de Lula, pedindo que o novo governo acelere os projetos de reforma agrária.