blog do escritor yuri vieira e convidados...

Poesia, Arte e Mito

Preste muita atenção:

“Quando a poesia exprime os mitos que a tradição lhe propõe, ela não é autônoma, não tem em si a mesma soberania. Ela ilustra humildemente a narrativa cuja forma e sentido existem sem ela. Se é obra autônoma dum visionário, ela define aparições furtivas que não tem a força de convencer e não têm verdadeiro sentido senão para o poeta. Assim, a poesia autônoma, fosse ela aparentemente criadora do mito, não é em última análise senão uma ausência de mito. De fato, este mundo em que vivemos já não engendra novos mitos, e os mitos que a poesia parece fundar, se não são objetos de fé, só revelam finalmente o vazio: falar de Enitharmon não revela a verdade de Enitharmon, é confessar mesmo a ausência de Enitharmon neste mundo a que a poesia o chama em vão.”
Georges Bataille, em “A Literatura e o Mal”.

E isto ocorre com todo e qualquer gênero artístico. A arte, em suma, deve fincar raízes no Mito e este, assim como toda energia consumida na Terra vem do Sol, recebe sua vitalidade de fora deste mundo…

Anteriores

Cartier-Bresson

Próximo

O Poder vermelho

1 Comment

  1. Como disse Heidegger: se precisamos buscar os Deuses dentro de nós, é porque eles já deixaram de habitar o mundo. Além do mais, muita coisa transcende o indivíduo. A história, por exemplo. Uma narrativa maior do que todos nós na qual estamos engajados. Não a história material, marxista, mas a história narrativa, simbólica.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén