O Garganta de Fogo

blog do escritor yuri vieira e convidados…

Lula x ricos

Até que eu apoio isso. A hora é boa pra criticar os grandes… Ele já tinha feito isso na ONU.

Da Bloomberg:

Brazil’s Lula Says Rich Countries to Blame for Financial Crisis

By Bibhudatta Pradhan

Oct. 15 (Bloomberg) — Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva said emerging markets have become victims of a global financial crisis that has been caused by rich nations.

“It’s unacceptable that we will pay for the irresponsibility of speculators that transformed the world into a gigantic casino and at the same time they give us lessons on how we should govern our countries,” Lula said in New Delhi today. “We are the victims of a financial crisis generated by the rich countries.”

Lula spoke at a summit of leaders from Brazil, India and South Africa that concluded in New Delhi today.

A shortage of credit, which worsened after the collapse of Lehman Brothers Holdings Inc. last month, is dragging down a global economy already hit by a record surge in oil prices this year. The International Monetary Fund last week forecast that global growth will slow to 3 percent in 2009, from 3.9 percent this year and 5 percent in 2007. That would mean a world recession under the fund’s informal definition.

The so-called IBSA grouping, which brings together the three emerging economies from Asia, Africa and Latin America, is aimed at promoting cooperation in various sectors, including energy, agriculture and trade. They have unitedly fought for the rights of developing nations at World Trade Organization talks and have advocated reform of the United Nations.

“The explosion of new financial instruments, unaccompanied by credible and systemic regulation, has resulted among others in a major crisis of confidence for which those responsible should be held accountable and liable,” the three countries said in a joint summit declaration.

Financial Reforms

The three countries called for a new international initiative to bring about changes in the world’s financial system.

“The reform must be undertaken so as to incorporate stronger systems of multinational consultations and surveillance as an integral part,” they said.

The three want to serve as growth poles for each other and focus on their role in the evolving global financial architecture.

Indian Prime Minister Manmohan Singh, South African President Kgalema Motlanthe and Brazil’s Lula attended the summit meeting that focused on the global financial crisis, fuel prices and food security.

The three countries decided to convene a meeting of their finance ministers and central bank governors to “establish a coordinating mechanism” to deal with the financial crisis.

India’s Prime Minister Singh earlier called for the reform of global institutions such as the United Nations and the Group of Eight, apart from being heard on financial reform.

“Our voice on how to manage this crisis in a way that does not jeopardize our developmental priorities needs to be heard in international councils,” Singh said.

Lula said the U.S. and the European Union must take “immediate steps so that the effects of the crisis should not reach less developed countries.”

South Africa’s Motlanthe called for the need to improve the governance of financial institutions.

The IBSA countries aim to achieve a trade target of $15 billion by 2010 from the current level of $10 billion.

To contact the reporter on this story: Bibhudatta Pradhan in New Delhi at bpradhan@bloomberg.net.

Last Updated: October 15, 2008 10:52 EDT

Anteriores

Visões do Second Life 4

Próximo

A razão é uma questão de fé

6 Comments

  1. Tudo desculpinha para se criar tentáculos estatais planetários que estrangulem ainda mais a possibilidade de se espalhar a prosperidade mundo afora.

    Pelo amor de Deus, Rodrigo, dar crédito a um discurso demagógico do Lula? O que criou essa crise foi simplesmente a desconexão entre os princípios e tradições que criaram os EUA e os indivíduos que hoje ainda chamamos de norte-americanos. O mercado é uma espécie de democracia prática onde cada um tem o direito de escolher onde irá enfiar seu dinheiro. E a única realidade econômica é a da escassez: a soma dos desejos de todos é muito maior que a disponibilidade de produtos, serviços, etc. Não adianta um politiqueiro como o Lula ficar dizendo por aí que os ricos querem o “bolo” só para eles. A gente é que precisa assar nosso “bolo”. O “bolo” não é dado, não existe de antemão na natureza. Os ricos não se apropriaram de toda a prosperidade possível. É preciso trabalhar para que ela exista. Se um bando de sem-vergonhas deixa a ganância se sobrepor ao bom senso, isto é mais culpa de pessoas com a visão de mundo do Lula que dos “países ricos”. Essa visão de mundo que não percebe a nobreza de princípios tais como os de liberdade individual, confiança e fraternidade cristã é que, após anos e anos de guerra cultural, deixou gerações e mais gerações de capitalistas, empreendedores, financistas, etc., sem o mínimo lastro moral e ético para levar suas atividades adiante de modo sensato e equilibrado. O capitalismo é um instrumento. A faca é um instrumento. Se alguém é morto a facadas, a culpa não é da faca.

    Caso alguém queira entender o que de fato está acontecendo, que vá ler o Ludwig von Mises e ouvir as análises do Ron Paul. (No final das contas são os governos quem criam essas crises.) Não sou nenhum especialista no assunto, não sei explicar essas coisas direitinho, nem domino a “ciência” da economia. Mas o básico, para uma pessoa com interesses como os meus, acho que já captei. Não é um IDIOTA como o Lula que irá me enrolar.
    Abração!

  2. Eu acho interessante quando pessoas são erguidas à categoria de guru intelectual e daí em diante não se pensa mais sobre a plausibilidade do que elas defendem. A idéia de “guerra cultural” é um exemplo. É o único conceito – frouxo, aliás – que permite ao Yuri botar a culpa na esquerda pela crise mundial. Veja lá: é a corrosão dos valores cristãos ocidentais a causa profunda de praticamente tudo, até, quem sabe, do botulismo na conserva de palmito. “Entoa novamente o louvor que nunca se esgota”: a culpa é da esquerda.

    Outra coisa irritante é o uso de metáforas de nível, como direi?, lulístico. O capitalismo é uma faca? Pelo menos já estamos na idade dos metais. Sabem porque a “faca” é uma boa metáfora? Porque não há a menor possibilidade da faca funcionar sem a mão do homem. É um instrumento primário. Mas o capitalismo não é uma “faca”, é um LHC, com peças que funcionam autonomamente e que podem, sem manutenção, matar seu criador. Melhor ainda, o capitalismo é um sistema complexo adaptativo. Descobrir sua lógica vale um Nobel. A analogia com a faca serve apenas para enganar.

    Seres humanos agem estrategicamente. Isso quer dizer: pensam em termos de meios e fins. Se o Estado disponibilizou meios para que as pessoas agissem de modo a alcançar um fim determinado (ficarem mais ricas), elas usaram. Pessoas boas e más fizeram isso. De direita e esquerda. Cristãs e atéias. Pessoas fraternas e bem intencionas, cheias de confiança. Nem elas, nem ninguém, viram depois da curva. É querer demais salvar uma idéia, um conceito, uma abstração normativa (o capitalismo e sua cortante simplicidade) descarregar a culpa nestas pessoas. Elas são partes da máquina, variáveis na equação.

    Enfim, esse conceito de “guerra cultural” nada tem de heurístico e ainda por cima nos cega para a complexidade dos fenômenos, na medida em que explica tais fenômenos racorrendo ao poder de atores políticos cuja força está claramente aquém dos efeitos que lhes são atribuídos.

  3. Ao menos o Daniel é mais previsível que um relógio. É óbvio que ele comentaria meu comentário e não diria nada sobre o post e as declarações idiotas do Lula. Mas não vou entrar no laço dele. Se eu ainda tivesse a intenção furada e inútil de discutir com ele, não teria abandonado o grupo de discussões que eu mesmo criei, aquela bobagem que não levou a nada. Contente-se meramente em dizer besteiras no meu blog e em ser meu amigo. É tudo o que seu esforço irá conseguir.
    Abraço!

  4. Nossa Yuri, que injusto!!! A sua idiotia foi maior do que a do Lula, por isso comentei. Mas tudo bem. Pelo seu ar de superioridade, todo mundo já percebeu que você, realmente, sabe das coisas. Não precisa responder.

  5. filipe

    o lula possui uma inteligência emocional fora de série. ele vem com esse jeitinho de atacar do muhammed ali, sabe: “voar como uma borboleta e ferroar como uma abelha”.

    o presidente brasileiro tem explorado bem (a seu favor) essa crise toda , “soltando” comentários na mídia internacional que, embora sejam motivos para contestações fervorosas do yuri e de vááááárias outras pessoas, soam como música dylanesca para a grande maioria das pessoas. já é a quarta ou quinta vez que tomo conhecimento de uma declaração do lula sobre esse assunto (como o rodrigo comentou, ele deu outra na ONU), e sempre causa repercussão mundial positiva. sem falar naquelas declarações sobre o continente africano e seu desejo de tornar o brasil a força motriz do desenvolvimento desse continente. todo dia a bbc coloca um link sobre o lula!

    além disso, a reinvindicação “dele” pela maior participação do grupo dos países emergentes nas principais discussões econômicas internacionais tem ganhado crescente apoio entre os países europeus. tem muita história pra rolar…

  6. Pois é, Filipe, e o Lula ainda teve a manha, juntamente com o escritor Carlos Fuentes, de ser agraciado com o Premio Internacional Don Quijote de la Mancha, tudo porque supostamente foi ele quem espalhou o ensino do espanhol pelas escolas brasileiras. Puts, o cara não fala bem sequer o português…

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén