Conheci recentemente, através da comunidade Hilda Hilst no Orkut, o compositor paulistano Edson Tobinaga, que me enviou os três movimentos – Sinfonia, Dança e Oferenda – da sua “Primavera Tripartida”, composição essa premiada num concurso que tinha como um dos jurados o compositor José Antônio de Almeida Prado, aliás, primo da Hilda. Foi gravada pela extinta Sinfonia Cultura, orquestra da Rádio e Televisão Cultura, da Fundação Padre Anchieta de São Paulo. A regência é do maestro Lutero Rodrigues. (Veja mais abaixo o encarte do CD.) Para ouvir o podcast, clique num dos players a seguir:

  • [audio:http://audio.karaloka.net/audio/primaveratrip.mp3]
  • Ouça agora!

Primavera Tripartida, de Edson Tobinaga

A “Primavera Tripartida” de Edson Tobinaga é dedicada a Tomie Ohtake. A obra foi inspirada pelo mosaico “As Quatro Estações”, criado pela artista para a estação de metrô Consolação, em São Paulo, e que reflete sua experiência como uma artista oriental que se adaptou muito bem à cultura ocidental. Assim, nos três movimentos da obra – Sinfonia, Dança e Oferenda – podem ser detectados elementos derivados dessas duas culturas: um caráter contemplativo tipicamente oriental; uma ampliação da forma haicai, uma vez que cada movimento corresponde a um verso; elementos de cunho expressionista; o batuque que se insinua no segundo movimento. Num contexto mais amplo, a obra pode ser vista como um ritual que pretende celbrar não só a Primavera, mas também o encontro frutífero das culturas oriental e ocidental no mundo das artes: os impressionistas e a gravura ukiyo-ê; Debussy e a música javanesa; o poeta Ishikawa e a poesia revolucionária russa; John Cage e o Zen; Toru Takemitsu e o cinema europeu; Mikhail Baryshnikov e Tamasaburo Bando são alguns dos exemplos representativos das mútuas influências estéticas entre as duas culturas.