blog do escritor yuri vieira e convidados...

Censura no Orkut

Conforme comentei, essa pressão do Ministério Público sobre o Orkut e a Google poderia não visar apenas combater crimes, mas iniciar uma caça às bruxas contra o pensamento discordante, isto é, tornar-se pura ação totalitarista. Quem não quis apoiar a Google, a liberdade de expressão e de opinião, agora poderá ter dificuldades para reclamar. Os totalitaristas começaram a mexer em seus (nossos) direitos digitais. (O Alerta Total já tinha avisado que a Polícia Federal estava de olho na comunidade Fora Lula 2006.) Ou terão sido hackers? Não parece, mas a verdade é que até agora ninguém se pronunciou. Veja esta matéria:

Comunidades somem do Orkut sem deixar rastros

Bastou uma madrugada e pronto. Pelo menos dez grandes comunidades do Orkut foram apagadas, sem explicação. A maioria tratava de temas políticos e era relacionada à oposição.

A maior de todas as comunidades varridas da rede na madrugada de sábado, a “Fora Lula 2006”, tinha 180 mil integrantes. Diferentemente do costume em casos assim, nenhum grupo de “defacers” (hackers que desfiguram páginas) assumiu a autoria da ação.

“Foi um ataque à liberdade de expressão”, afirmou ao G1 o publicitário Fernando Nascimento, 21 anos, criador e moderador da “Fora Lula 2006”. “Já sabia que isso poderia acontecer, não fui pego de surpresa”, completou.

O moderador da também apagada “Serra 45”, Thierry Besse, 21 anos, teve o próprio perfil apagado. A comunidade que ele mantinha, com 11 mil participantes, sumiu. Para Thierry, que é filiado ao PSDB, os ataques tem caráter criminoso.

O rol de comunidades apagadas não inclui apenas aquelas de aspecto político-ideológico (como “Heloísa Helena Presidente”, “Mamãe, eu sou reaça”, “Olavo de Carvalho”, “PSDB Nunca Mais” e “Anti-PT”), mas também outras que tratam de cerveja (“Kaiser” e “Skol”) e confissões (“No Escuro”), entre outros temas menos cotados. Os grupos mais populares já começaram a ser reconstruídos. Do zero.

Borracha no Orkut

Uma comunidade do Orkut pode ser apagada de duas maneiras. A primeira depende da ação do próprio moderador. A segunda, da administração do site que, por solicitação dos usuários, barra conteúdo ofensivo.

Os representantes do Google não foram encontrados para comentar esta reportagem.

Veja abaixo a lista das comunidades apagadas do Orkut:

– Bizz (revista de música)
– Covil dos fakes
– A gente se fode mas se diverte
– No Escuro
– YOUTUBE VIDEOS (com 62mil membros)
– YOUTUBE
– Kaiser
– Programas Cyber
– Skol
– Mulheres que amam futebol
– Jose Serra
– Fora Lula 2006 (quase 180.000 membros)
– Cade o dedinho do Lula
– Heloisa Helena Presidente 50
– Heloísa Helena Presidente 50
– Heloísa Helena
– Eu voto na Heloísa Helena
– Somos a favor da pena de Morte!
– Pena de morte já!!
– Bandido bom é bandido Morto!
– Anti-PT
– Odeio PT
– PT- PARTIDO DOS TRAIDORES
– Paulo Souto
– Odeio o MST
– Comunista = Nazista
– Lula: Uneducated Marxist Drunk
– Geraldo Alckmin
– PSDB Nunca Mais
– Olavo de Carvalho
– PSDB nunca mais!
– Mamãe, eu sou reaça

Anteriores

Quando a Ecologia Chegou

Próximo

Cupins na Casa do Sol

1 Comment

  1. Vin

    Tô esperando a resposta do Olavo.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén