QEC

A relação entre áreas de proteção à natureza e comunidades locais em países do Terceiro Mundo é algo pra lá de complicado. Qualquer um que conheça nossos parques nacionais e tenha olhos de ver sabe disso. A proteção à natureza por aqui frequentemente tem como efeito colateral prejuízos aos modos de vida e à cultura de inúmeras comunidades locais. A ortodoxia conservacionista leva muitas vezes à geração ou ao aumento da pobreza, em função das restrições impostas a atividades econômicas de subsistência.

Mais recentemente, entretanto, novas formas de pensar a conservação em parceria com estas comunidades têm levado a resultados muito interessantes, tanto para as populações, quanto para a natureza. As reservas extrativistas, surgidas a partir do movimento dos seringueiros na Amazônia, são um modelo absolutamente inovador e brasileiro de conservar a natureza e melhorar a qualidade de vida das populações. Ao invés de tomar sua terra para que o Estado a conserve, faz-se o inverso: asseguram-se a estas populações os direitos sobre o território e elas, com o devido apoio, se encarregam de preservar.

Basta olhar um mapa do Brasil e os números para ver que terras indígenas e reservas extrativistas têm um papel fundamental na conservação. Num planejamento territorial bem definido, em conjunto com parques criados em áreas realmente desocupadas, são um componente extremamente importante para um desenvolvimento adequado.

É sobre essa tempestuosa relação, entre áreas de proteção à natureza e populações locais, que fala o documentário “Quando a Ecologia Chegou”, roteirizado e dirigido por este que vos escreve, com a valiosa colaboração também do Paulo e do Yuri, que assinam sua produção.

“Quando a Ecologia Chegou” acaba de ser selecionado para o 12º Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente, em Seia, Portugal, e será lançado em Goiânia, na próxima quinta-feira, dia 28, às 19 horas, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Cine Ouro), à rua 3, esq. c/ Rua 9, Centro.

Para nosso leitores de outras partes, muita calma. Em breve, acontecerão lançamentos também em Brasília, Alto Paraíso (GO), Guaraqueçaba (PR), Curitiba e São Paulo.
Quando a Ecologia Chegou