blog do escritor yuri vieira e convidados...

O polêmico aquecimento global II

Há uma variável que nunca vejo ser levada em conta nas equações catastróficas, via imprensa, do famigerado aquecimento global: o aquecimento do próprio Sol. Segundo Richard Willson (pesquisador da Columbia University e do NASA’s Goddard Institute for Space Studies), o aumento da temperatura solar contribuiu com algo entre 10 e 30% do aquecimento global registrado apenas entre 1980 e 2002. E, segundo consta, isso vem ocorrendo desde antes do início do século XX. Aí eu me pergunto: qual a conexão entre o comportamento humano e o estado do nosso Sol? O que ficaremos proibidos de fazer para evitar o incremento da atividade solar? Que artigos o futuro Governo Mundial terá em sua Constituição para nos acusar de “acaloradores” da nossa estrela? Porque esse negócio de plantar um bosquezinho de sequóias a cada peido de metano que dermos não irá adiantar muito não. No fundo, imagino que a burrice e a maldade tenham sim algo a ver com a atividade do Sol. Ele deve ficar muito irritado ao iluminar o que se passa por aqui. Se isso for verdade, creo que ya nos jodimos todos. Só com a eleição do Lula várias explosões solares de grande magnitude devem ter ocorrido. Sem contar as burradas de todos os demais políticos e líderes da Terra, seus gurus e seus financiadores. E as minhas burradas. E as suas.

Espero que o tal Jan Val Elan esteja certo…

(Este é um post para reforçar o anterior.)

Anteriores

Chutes (11 erros, 10 acertos)

Próximo

CONTRA a anistia de José Dirceu

4 Comments

  1. Pensava que o Jan Val Elan – acho que a grafia é um pouco diferente – só era conhecido aqui em Natal! Que coisa! 🙂

  2. Deszo

    Yuri, olha, é claro que existe muita controvérsia em torno dessa questão. O que você levanta é interessante, porém, basta olhar o mundo à nossa volta: lixo, poluição de rios, contaminação atmosférica, para ver e sentir que sim há interferência do ser humano sobre a natureza. De um lado, alarmistas ecologistas preconizam o fim do mundo, de outro, os conservadores (não sei se você no meio), dizendo que tudo é bobagem e armação da esquerda internacional, que o mundo não está aquecendo em nada e que o petróleo não é ameaça. O que que há com essa gente? Tá todo mundo louco! No final das contas, há muitos e respeitáveis cientistas que estão dizendo sobre o tal aquecimento, e que não são meros porta-vozes esquerdistas. Não devemos inchar o debate ideológico entre esquerda-direita assim sem mais.

  3. alvaro

    como é que você escreve um negócio desses? o mundo se acabando (não só pelo aquecimento, mas pela qualidade do ar que respiramos, o aumento de doenças respiratárias e etc.) e você faz um tipo de propaganda contrária.

  4. Olha o nível desse figura. Para ele, trazer mais um elemento à discussão é fazer propaganda. Ou seja, o cara deve acreditar que todo debate científico/intelectual não passa de mero apoio a esta ou àquela opinião. Não lhe interessa a busca da verdade sobre um fato, mas apenas militar por uma causa.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén