blog do escritor yuri vieira e convidados...

O Capcioso ofício de informar

Muito capciosa mesmo essa responsabilidade de informar os outros. O UOL noticiava, neste domingo à noite, em sua página principal, que: “Vice-presidente Dick Cheney atira em idoso por engano”. O link leva à notícia, cujo título, já um pouco diferente, dizia que: “Vice-presidente americano atira por acidente em homem de 78 anos”. Finalmente, quando se lê a notícia, descobre-se que o homem em questão, mais importante que ter 78 ou 20 anos, era um companheiro de caçada de Cheney.

Mais ainda, o UOL credita a notícia à Reuters. No site internacional desta agência de notícias, entretanto, lê-se uma manchete muito mais neutra e correta, do meu ponto de vista: “Cheney accidentally shoots hunting companion” (“Cheney atira acidentalmente em companheiro de caçada”).

Eu, que sou implicado com o Team America, acho que não sem bons motivos, li a manchete do UOL e já pensei “Vixi, o velho pipocou um árabe na esquina de casa”.

Por que essas manchetes, se não devido à má fé institucionalizada e normalizada na cultura de uma empresa em busca, no caso, de pífios pageviews e consequentemente publicidade a mais?

Pequenos exemplos como esse me fazem lembrar e recomendar o sítio do projeto “Deu no Jornal”, da Transparência Brasil. Trata-se de uma iniciativa com duplo objetivo. É um banco de dados com todas as notícias diariamente publicadas pela mídia impressa nacional sobre corrupção. Serve tanto para vigiar o Poder Público e os políticos, quanto a imprensa, sempre profundamente parcial em sua cobertura. Clique e veja o que os jornais de seu estado têm publicado sobre a corrupção do seu governador. Não se espante se o resultado mostrar notícias escandalosas em seu estado apenas cobertas pela mídia de outras regiões.

Anteriores

Truman Capote

Próximo

Kali Yuga

1 Comment

  1. Grande Pedro, vamos lá:

    O título do UOL é simplesmente um título ruim. O redator foi infeliz. Ele precisava fazer um que tivesse exatamente (ou quase, muito quase mesmo) um número X de caracteres. Optou por dar o nome do vice-presidente, em vez de chamá-lo apenas de Vice-presidente dos EUA. Talvez assim coubesse “companheiro de caça”, que o tornaria um título muito mais correto, pois não daria margens a dúvidas sobre por que ele estava com uma arma.

    No título da Reuters está: “Vice dos EUA Cheney atira em companheiro de caça por acidente” (veja em: http://br.news.yahoo.com/060212/5/11ulb.html)

    Em defesa do redator, digo que ele provavelmente é um ex-estagiário que ganha menos de R$ 2 mil por mês, está trabalhando num domingão desde as 2 da tarde, depois de ter cumprindo uma jornada de 9 ou 10 horas diárias durante a semana num serviço noticioso on-line, que exige atualização permanente (isto é, não pára nunca).

    Bem, em resumo sobre a questão da mídia, tem uma piada que sempre circula nas redações que é mais ou menos assim (se você ainda não a ouviu de seu pai): “Se você soubesse como se faz comida chinesa e jornal, não comprava nem um nem outro”. Há variações: salsicha no lugar de comida chinesa; revista no lugar de jornal; e assim vai…

    Abração. R.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén