Mais um episódio da série Estranha Ciência. Da BBC Brasil:
Poluição atinge mais quem pega táxi, diz estudo
Uma pessoa que anda de táxi está mais exposta à poluição do que quem caminha ou mesmo do que quem viaja de carro, ônibus ou bicicleta, concluiu um estudo feito pelo Imperial College, de Londres. Os pesquisadores mediram a exposição a partículas mínimas de poluição em vários meios de transporte e descobriram que andar de carro é a melhor forma de minimizar o contato com os poluentes.
(…) Na média, passageiros de táxis foram expostos a mais de 100 mil minipartículas por centímetro cúbico. As pessoas que caminharam ficaram expostas à metade disso, 50 mil pt/cm3, segundo a medição dos pesquisadores. Dentro de um carro, o nível de exposição caiu para 40 mil pt/cm3.
O cientista responsável pelo estudo, Surbjit Kaur, disse que a maior exposição resultante de andar de táxi pode ser explicada pelo fato de o passageiro ficar sentado no veículo, preso no congestionamento e na direção de onde vêm os poluentes. “Além disso, o fato de os táxis provavelmente ficarem na rua por muito mais tempo do que um carro normal pode provocar um acúmulo das partículas ultrafinas”, explicou Kaur. (…)