blog do escritor yuri vieira e convidados...

Para ecochatos e fundamentalistas do mercado

Na segunda-feira, dia 20 de março, Eduardo Giannetti (professor do Ibmec e autor de O Valor do Amanhã e Felicidade, entre outros livros) e Sérgio Besserman, ex-presidente do IBGE, debaterão o livro Meio Ambiente & Desenvolvimento recém-lançado pelo professor José Eli da Veiga (FEA/USP). O imperdível debate acontece, a partir das 11 horas, na sala A-1 da FEA, Cidade Universitária, São Paulo.

O livro é evidentemente leitura obrigatória, sobretudo para fundamentalistas do mercado, que não acreditam na realidade da questão ambiental, e ecochatos, que não acreditam na realidade da economia.

O professor José Eli da Veiga, que cito em meu post sobre os “Fundamentalistas do Mercado”, para quem não conhece, é dos pensandores sérios no país neste mar de palpites que é a questão ambiental, e dos poucos realmente capacitados para tratar de forma consistente da relação entre meio ambiente e desenvolvimento. Titular da Faculdade de Economia e Administração da USP, autor de vários livros, ex-secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, teve também uma passagem relâmpago pela Fundação Seade, órgão do governo paulista conhecido sobretudo pela responsabilidade de calcular e divulgar, em parceria com o Dieese, os índices de desemprego na região metropolitana de São Paulo. Sua passagem foi relâmpago porque resolveu mexer em vespeiro: entre outras coisas, disse que as taxas de desemprego aberto e desemprego oculto não deveriam ser somadas – conforme inclusive opinião da Organização Internacional do Trabalho – porque isso não faz nenhum sentido e infla as estatísticas de desemprego. Resultado: comprou a fúria conjunta dos sindicatos e do Governo de São Paulo. Aqueles, por motivos que não precisam de explicação, este por querer argumentos para bater no Governo Federal. (Para entender mais sobre tudo isso, leia os vários textos, dele e de outros, disponíveis aqui).

Anteriores

O monstro é humano*

Próximo

Juros e meio ambiente

1 Comment

  1. Vinicius

    A respeito do Giannetti: há um resenha recente do seu livro “O valor do amanhã”, feita por Rodrigo Constantino.

    Vale a pena ler:

    http://rodrigoconstantino.blogspot.com/

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén