Hoje é aniversário do poeta Stefan George que, graças a um poema de sua autoria sobre o anticristo, convenceu ao Conde von Stauffenberg, ao irmão deste e a outros oficiais nazistas de que o dito cujo carcará sanguinolento não era outro senão seu próprio líder, Adolf Hitler. Daí para a idéia de assassinato e para o ato de colocar uma bomba no bunker em que o ditador participaria de uma reunião foi um pulinho. A explosão matou um oficial, mas a grossa mesa de madeira protegeu Hitler, que sofreu apenas algumas escoriações. Todos os conspiradores foram executados.

Também é aniversário do irmão Henry David Thoreau, escritor americano, autor de Walden e do ensaio sobre a Desobediência Civil. Foi um ferrenho defensor do libertarianismo, do individualismo sadio e, certa feita, após ser preso por não pagar impostos atrasados – o cara tinha uma birra enorme com o Estado – riu-se por achar ridícula a crença dos burocratas de que aquelas grades o privariam de sua liberdade interior. (Isso me lembra um caso que li no De Gustibus sobre um velhinha americana que preferiu ser presa a pagar um imposto territorial urbano que não era usado para melhorar de forma alguma sua própria rua. Deve ser descendente do Thoreau.) Thoreau é citado no filme Sociedade dos Poetas Mortos. Aliás, sempre achei incrível o fato de que estudantes universitários prefiram o alienado do Karl Marx a esse figura genial.

Outro aniversariante do dia é Pablo Neruda, talentoso, lírico, prolífico, tantas vezes chatérrimo e insuportavelmente lambe-botas do idealizado “proletário”. Há gosto – e inclinação – para tudo.

É ainda aniversário da morte de Erasmo de Rotterdam, autor do atualíssimo O Elogio da Loucura (parece que foi escrito ontem, mas não cita o Mensalão), que não é senão um discurso feito pela Loucura em pessoa. Não me esqueço da parte em que ela afirma ter criado a doce e destrambelhada mulher para ajudar a retirar o homem de suas tristezas crônicas. Creio que o Lula é parente dessa famigerada apologista de si mesma.

Também é aniversariante Max Jacob. Mas ainda não li dele o suficiente para tecer qualquer comentário.