blog do escritor yuri vieira e convidados...

Ficamos mesmo bobões perto delas

Agora está [quase] tudo explicado. Do Estadão, que não deu crédito à agência (ou agências) em que se baseou:

Estudo prova que homens perdem a cabeça pelas mulheres

Visão de mulheres belas afeta as decisões dos homens

LONDRES – Parece que quanto mais machão é um homem – pelo menos de acordo com seus hormônios – mais a visão de uma mulher atraente afetará seu julgamento. Pesquisadores da Universidade de Leuven, na Bélgica, pediram aos homens que jogassem um jogo em que partilham uma certa quantia de dinheiro entre eles. Homens com altos níveis de testosterona fizeram a negociação mais dura – a não ser quando haviam visto antes imagens de modelos de biquíni. Neste caso, eles ficaram mais suscetíveis a aceitar propostas piores.

A visão de mulheres fez menos efeito nas táticas dos homens com menores níveis do hormônio.

A descoberta pode ajudar a explicar a preferência dos publicitários por mulheres sensuais na hora de vender produtos, especulam os pesquisadores. “Comerciais e anúncios publicitários estão cheios de mulheres belas e sensuais, mas as conseqüências nos processos cognitivos dos homens não foram completamente investigados”, disse o economista Bram Van den Bergh, que publicou, junto com seu colega Siegfried Dewitte, suas descobertas na revista Proceedings of the Royal Society.

Esse não é o primeiro estudo a mostrar os efeitos das mulheres no comportamento dos homens. Mas eles não explicam por quê mulheres belas podem vender qualquer coisa, desde computadores até espátulas de escultor. Talvez os homens, frente a uma mulher atraente, apenas não queiram se esforçar tanto por um bom negócio, sugere Van den Bergh.

No jogo, os homens com altos níveis de testosterona lutaram mais por grandes quantias de dinheiro, descobriram os pesquisadores. Mas eles também estavam mais propensos a aceitar quantias menores depois de ver uma mulher sensual. Talvez eles tenham relaxado e começado a pensar menos em dinheiro. Ou, quem sabe, segundo os pesquisadores sugerem, com uma “parceira” para impressionar, os homens foram levados a aceitar qualquer quantia de dinheiro, mesmo pequena.

A visão de uma possível parceira pode realmente deixar os homens mais razoáveis, disse Van den Bergh. “Como algumas moedas é melhor do que nenhuma, os homens então se tornam economicamente racionais depois de serem expostos a lingeries ou mulheres sensuais”, disse.

Anteriores

Inclusão digital ou Implosão mental?

Próximo

Ligando os corruptos

2 Comments

  1. Bruno Costa

    …nice post, pal! Parece que o Estadão chupou da BBC Brasil, não tenho certeza. Infelizmente, Darwin e os neodarwinistas são sempre interpretados dessa forma derrisória. Quem nunca quis passar à frente seus genes que atire a primeira pedra.

  2. Eu acho que meus genes é que ficam tentando passar à minha frente…

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén