A Transparência Brasil acaba de disponibilizar mais uma excelente ferramenta em seu site. Depois do portal Às Claras, com dados sobre os financiamentos de campanhas nas duas últimas eleições, agora o projeto “Deu no Jornal” tem uma nova e criativa possibilidade de acesso a seu banco de dados.

O Deu no Jornal compila e sistematiza o noticiário sobre corrupção da maior parte dos jornais de circulação diária e revistas semanais do país. Já se podiam consultar estas informações de forma agregada por estado, por assunto ou por veículo, de forma a aferir o que cada jornal publica ou não, se os noticiários locais falam sobre corrupção em seus próprios estados ou não, etc. Agora, neste site é possível estabelecer relações entre pessoas mencionadas nas notícias e entre pessoas e assuntos.

É possível, desta forma, entrar até três nomes – por exemplo, Lula, FHC e Paulo Maluf – e ver, em forma de gráfico, os assuntos relacionados à corrupção em que cada um deles é mencionado e, mais esclarecedor, que assuntos os unem. Inversamente, também se podem colocar um ou mais assuntos – exemplo: privatizações, mensalão, licitações -, ver as notícias sobre eles, como estes temas se ligam e que nomes afloram quando os mencionamos.

Fundamental para entendermos o que move o Brasil. Parabéns, mais uma vez, à Transparência.