blog do escritor yuri vieira e convidados...

Infância paulistana ou O cano e a chupeta

O Cano e a Chupeta

By Diogo Padgurschi/Folha Imagem

Anteriores

O fundo buraco da violência

Próximo

O sumiço das meninas

12 Comments

  1. Deixa eu entender: é um bandido assaltando uma família? é um policial com medo da chupeta-bomba da menina? é uma foto maliciosa que devido ao ângulo temos a impressão de que ele aponta para uma criança? ou será que o Pedro a achou muito mais digna de nota, uma vez que a polícia seria muito mais violenta, assustadora e perigosa que o PCC? Não captei a vossa mensagem…

  2. Paulo Paiva

    Pedro,

    Também não entendi. Com essa foto, assim como quem a tirou, a partir de um ângulo maroto, vc quer dizer que o grande problema é a polícia? Que é a polícia a vilã? Que é a polícia que ataca os cidadãos e não os bandidos? Atitudes tão parciais como essa me fazem pensar que ou eu sou burro ou moralmente torto, pois a escolha pra mim, num momento de crise como esse, é clara como a água: fico do lado da polícia! Ponto. Que ela precisa ser aperfeiçoada (e precisa muito) é outra história.

  3. pedro novaes

    Não tem mensagem, meu caro, exceto a da desgraça e profunda tristeza que se abateu sobre São Paulo e todos nós. Não vejo um policial com um rifle. Não é pelo fato de que não seja um membro do PCC com a arma na mão que eu esteja de um lado ou de outro. Vc quer ver a coisa em termos de bons e maus, culpados e vítimas, e essa visão não me satisfaz. É infantil. Eu vejo a tragédia de uma criança de menos de dois anos de idade convivendo com um rifle a cinco palmos de sua cara e toda a situação que, sabemos, está se passando à volta dela (talvez o pai dela seja do PCC), independente de mocinhos e bandidos. Nessa, repito, a culpa é tanto minha e sua, quanto do PT.

  4. pedro novaes

    Ops, o Paulo saltou na minha frente, mas, onde se lê “meu caro”, leia-se “meus caros”. Mas vcs devem ser mais felizes do que eu porque conseguem achar conforto na posição que decidem ocupar. Têm um mundo bem mais dividido que o meu. Eu não consigo me colocar do lado de ninguém, só ver a tragédia toda e me sentir triste, muito triste. Mas vcs devem estar certos porque a imprensa brasileira, insistem os paranóicos, é toda esquerdista e a Folha, provavelmente por isso, estampou exatamente essa foto na sua capa de hoje.

  5. bruno costa

    A arma está apontada para alguém fora do quadro, mesmo assim, se disparada, poderia pegar de raspão na chupeta da menininha, com a ajuda de Deus, que é um palhacinho mentiroso e não existe.

  6. Paulo Paiva

    Pedro, tomar posição é muito mais difícil que achar que tudo é igual. Esta é a posição mais fácil. abs.

  7. daniel christino

    Eu tomo posição, desde que fora do alcance da escopeta.

  8. Pô, cadê o Vinícius? Agora que a coisa resolveu esquentar, o figura sumiu…

  9. Vinicius

    Olá turma da pesada!

    Olá Yuri!

    Sumi mesmo. Voltei agora. Não tive tempo de ler as atualizações, mas assim que sobrar um tempinho eu retomo com meus coments.

    Tenho vários “causos” pra contar…

    No seu tempo será falado!

    Beijos em todos (ui!) rárárá!!!

  10. Vinicius

    Essa imagem é sensacionalismo puro. A mesma imprensa que impôs uma conduta energica das autoridades, é a mesma que agora critica a atitude dos policiais com os “coitadinhos” marginais petistas. Isto é, ela dança conforme a música “politicamente correta”. Quer que estejamos sempre do lado dela.

    Se vende muito meter o pau na policia ausente, o que dizer, então, dos abusos dela. São essas as imagens e as palavras da necessidade cotidiana. A alienação do psiquê social, faz com que a imprensa fique que nem pirulito na boca de banguela, prá lá e pra cá.

    Pedro foi infeliz na escolha da imagem. Outra: o que vc quis dizer com “a culpa é tanto minha como sua”?

    Inté!

  11. Giovanna Balogh

    A foto só retratou a realidade. É UMA PUTA FOTO ! Digna de prêmios….

    O fotógrafo retrata a situação que está na sua frente. Está claro que a criança inocente convive com a violência e armas ao seu lado por ser menos favorecida e ter de conviver com policiais invadindo sua área de moradia. Se os policiais estão certos ou não eu não entro no mérito. Só digo uma coisa:

    Parabéns ao fotógrafo !

  12. Marco Quintana

    Sou reporter fotográfico e posso garantir que este policial não está apontando a arma para a criança! Foi o ângulo que o fotógrafo aproveitou com uma teleobjetiva e muita malícia na intenção de captar uma cena para causar impacto! E pior, isso vende muito bem! Sou radicalmente contra essas atitudes, pois colocam policias como bandidos! Já vi um colega publicar uma foto que deu capa no jornal. Ele conseguiu captura a imagem no exato momento em que o policial levantava a mão para bater em um marginal!!! Resultado, o policial foi afastado e o inocente bandido ficou solto!!! Só que esse inocente, havia assaltado uma idosa na saida de um banco, puxou a bolsa com tanta força que arrastou a mesma na calçada. Tinha ido ao banco receber aposentadoria. No Brasil,defender bandido virou moda e dá ibope!!! Estamos indo na contra-mão da sociedade! É uma foto carregada de semiótica! Lamentável…

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén