blog do escritor yuri vieira e convidados...

O Paquistão e a iminência das guerras quentes

Artigo de Newton Carlos na Folha de hoje traça quadro sombrio da segurança internacional, tendo como nó central o Paquistão pós-assassinato de Bhuto.

A segurança internacional em ruínas

NEWTON CARLOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os jogos de guerra sobre “riscos paquistaneses” reuniram em Washington um pequeno grupo de especialistas militares e de inteligência, integrantes de uma nova modalidade, a dos atentos à proliferação dos engenhos de destruição maciça e de possíveis descontroles.
Entre os cenários e opções traçados figurou inclusive uma operação de alto risco, a de isolamento dos “bunkers” onde estão as armas nucleares do Paquistão. As áreas em volta seriam seladas de modo inviolável, com “dezenas de milhares” de minas jogadas de aviões e municiadas contra tanques e pessoas.
Um dos luminares dessa nova comunidade, o professor Scott Sagan, da Universidade de Stanford, acha que a melhor maneira de garantir a segurança do arsenal nuclear paquistanês é comportar-se de modo cooperativo com as Forças Armadas do país da Ásia Central, colado ao Afeganistão.
Mas existe o perigo de quebra tanto das instituições políticas quanto militares e não passou despercebido o fato de que a ajuda bilionária dada pelos EUA ao Paquistão se voltou sobretudo para o conflito com a Índia em torno da posse da Caxemira. A Índia, de seu lado, já testa mísseis de interceptação de mísseis, se inscrevendo num clube até agora restrito a EUA, Rússia, Israel e China, O que acontece ultrapassa as fronteiras do Paquistão.
Estamos diante da ruína da arquitetura de segurança mundial, que deveria, pelo contrário, firmar-se com o fim da Guerra Fria. O Paquistão deu curso à proliferação e se tornou segmento de alto risco dessa ruína pelo fato de que podem desintegrar-se as elites política e militar que até agora controlaram um pais que é ninho de islâmicos radicais.
A rachadura inicial aconteceu em 2002, quando os EUA se retiraram do tratado sobre mísseis antimísseis, pedra angular de amplo sistema de segurança e cláusula capaz de conter o “first strike”, a sedução de ser o primeiro a atirar.
Sistemas antimísseis podem absorver ataques e possibilitar contra-ataques e com isso desencorajar “first strikes”. O governo Bush não só eliminou esse elemento de dissuasão como lançou a doutrina dos ataques preventivos e decidiu botar antimísseis na Europa central.
A 12 de dezembro, entrou em vigor a retirada da Rússia do Tratado de Forças Convencionais na Europa, que limita a quantidade de armas pesadas num raio que vai do Atlântico às montanhas Urais. É peça central da arquitetura internacional de desarmamento. A saída da Rússia pode resultar numa corrida às armas na Europa.
O Paquistão nuclear, com riscos de descontrole, se insere num contexto maior de insegurança.

O jornalista NEWTON CARLOS é analista de questões internacionais

Anteriores

Capitalismo 3.0

Próximo

Saudade dos Mineiros

1 Comment

  1. O Richard Francis Burton serviu, no século XIX, na região que hoje é o Paquistão, e isso muito antes do troca-troca de terras entre hindus e muçulmanos, que o Mahatma Gandhi tanto quis evitar. Naquela época, o local já era cheio de agentes infiltrados oriundos dos mais diversos países — o próprio Burton inclusive — sendo considerado uma peça chave no que então chamavam “O Grande Jogo”, isto é, as armações e intrigas políticas envolvendo Rússia, Ásia, o Levante e a Europa.

    Quanto mais o mundo anda pra frente, mais anda pra trás…
    {}’s

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén